O carnaval de Caicó, que este ano está em novo formato, somente no circuito de rua, começou oficialmente na quinta-feira, mas foi somente ontem que os foliões mostraram toda a sua irreverência. É que foi o dia de as “Virgens” e as “Quengas” saírem às ruas sendo puxadas por dois blocos, o Ala Ursa do Poço de Santana e o Treme-Treme. Um tocando marchinhas de carnaval, o outro Axé. Uma multidão de homens vestidos de mulheres e mulheres vestidas de homens mostrou alegria que contagiava as pessoas mais quietas e que estavam ali apenas para prestigiar o desfile.
Antes, as Quengas não existiam. Surgiram quando o carnavalesco Ronaldo Batista de Sales, mais conhecido por Magão, que dirige o Ala Ursa, decidiu não puxar mais as Virgens. Os membros então se reuniram e deixaram Ala Ursa para trás. Magão criou as Quengas para sair também na sexta-feira de carnaval, e os componentes que saíram levaram as Virgens para sair no novo bloco deles próprios, chamado de Treme-Treme.
As Virgens surgiram em 1988, quando os componentes dos blocos Baderna, Kissarro, Kurtição, entre outros, decidiram formar um bloco onde pudessem mostrar irreverência na abertura do carnaval de Caicó. Com o passar dos anos, os componentes sentiram necessidade de expandir as Virgens porque a ideia tinha caído no gosto do povo.
O primeiro bloco a sair no circuito do carnaval de Rua de Caicó, ontem, foi o Ala Ursa. Às 17h30 o bloco deixou o pórtico de entrada da Ilha de Santana, seguindo pela Avenida Seridó, Rua Pedro Velho, Avenida Celso Dantas, Avenida Coronel Martiniano e Avenida Seridó voltando para o Complexo Turístico Ilha de Santana. Lá, a orquestra do Ala Ursa tocou até a chegada do Treme-Treme.
Esse saiu para o percurso, às 19h30. A concentração foi em frente ao Centro Administrativo. Depois de percorrer o mesmo circuito de carnaval, o bloco animado por Marquinhos Carrera e Banda, ficou tocando até a chegada do outro Bloco, o Ruan Walker, que também é puxado por uma banda em cima de trio elétrico. O bloco Ruan Walker, foi criado por militares do 1º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Caicó.
