Construtores e setor imobiliário discutiram com a Prefeitura Municipal de Currais Novos, nesta sexta-feira, 15, as regras do Plano Diretor, aprovado em dezembro de 2012. Uso do solo, regularização fundiária, registro de obras, habite-se, alvarás, IPTU, e vários assuntos referentes à construção e ocupação do solo, foram debatidos na reunião, que contou com a presença de Marina Cruz, responsável pelo setor de habitação da Caixa Econômica Federal. O secretário municipal de Finanças e Planejamento, Pajeú Oliveira, apresentou as regras que compõe o Plano Diretor, que contém um conjunto de leis que devem ser cumpridas pela gestão municipal. “Temos como meta o recadastramento dos imóveis do município, onde dos cerca de 17 mil existentes, apenas 9 mil são cadastrados”, disse. Em abril, com o auxílio de estagiários das instituições de ensino superior do município, a Prefeitura Municipal de Currais Novos iniciará um recadastramento imobiliário. O prefeito Vilton Cunha afirmou que o Plano Diretor deve ser cumprido, pois é uma exigência legal. “Temos como meta a modernização da administração pública”, disse.
Arquivos diários: 15 de Março de 2013
Dia da Poesia é comemorado em Currais Novos
Os artistas curraisnovenses celebraram nesta quinta-feira, 14, o Dia Nacional da Poesia, com uma extensa programação. O Grupo Casarão de Poesia lançou a primeira edição da revista “Manga Espada”, que contou com apoio do Governo Federal, Banco do Nordeste e BNDES. Na capa, a publicação homenageia a poetisa Suetônia Batista. Durante o lançamento, que contou com a participação de vários artistas do município, como a escritora Maria José Mamede, e dos familiares de Suetônia, os poetas declamaram poesias de própria autoria e de grandes escritores. Na ocasião, 06 alunos da rede municipal e estadual de ensino, inscritos no “Concurso de Poesia Suetônia Batista”, foram premiados. “Valorizar a cultura é investir no futuro da nossa cidade”, disse Vilton. O encerramento da programação aconteceu às 20h, no Espaço Avoante de Cultura, com a realização do show da banda Rosa de Pedra.
Sistema Nacional de Cultura
A Prefeitura Municipal de Currais Novos, através da Fundação Cultural “José Bezerra Gomes”, convida os artistas, produtores culturais, associações e demais pessoas envolvidas nas variadas manifestações culturais para uma reunião, que será realizada no próximo dia 20 de março, às 8h30, na Escola Municipal Professor Humberto Gama, onde será discutida a adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura e a escolha dos membros do Conselho Municipal de Política Cultural.
ASSECOM – Prefeitura de Currais Novos
Programa “Saberes da Terra” inicia atividades no povoado Totoró
Fortalecer e ampliar o acesso e a permanência de jovens agricultores familiares é o principal objetivo do Projovem Campo – Saberes da Terra, um programa nacional de educação de jovens e adultos do campo, integrado com qualificação social e profissional para agricultores familiares. No povoado Totoró, a abertura do projeto aconteceu na noite desta quinta-feira, 14, com a participação do prefeito Vilton Cunha, da diretora da 9ª Dired, Ivânia Torres, dos secretários municipais Aparecida Medeiros (Educação) e Francisco Moreira (Agricultura), da Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maria do Céu Aprígio, do diretor da Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão, Francisco Tércio, além dos alunos inscritos e dos professores que irão desenvolver as atividades. “Precisamos introduzir equipamentos e ferramentas essenciais para o desenvolvimento da comunidade, para que os jovens possam desenvolver suas potencialidades”, disse Vilton. A diretora da 9ª Dired agradeceu a parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura para a realização do projeto. “A prefeitura é uma grande parceria nesse programa, nos auxiliando no transporte escolar dos alunos”, disse Ivânia. As aulas serão ministradas por 04 professores divididos em diversas áreas do saber, como ciências humanas, naturais e agrárias, e os alunos terão a oportunidade de concluírem o ensino fundamental em 02 anos, além de receberem uma bolsa auxílio no valor de R$ 100,00 a cada dois meses. “Educação se faz com união entre os gestores, educadores e comunidade”, disse o professor Iranaldo Oliveira.
ASSECOM – Prefeitura de Currais Novos
Juiz de Currais Novos disse que “quem solta os presos é o governo que não investe em segurança”
A Câmara Municipal de Currais Novos realizou nesta quinta-feira, 14, audiência pública para discutir a segurança no município, que nos últimos anos apresentou um crescimento nos números de ocorrências policiais e no tráfico de drogas. A audiência contou com a participação do prefeito Vilton Cunha, do juiz da Comarca de Currais Novos, Marcus Vinícius Pereira, a promotora Mariana Barbalho, o delegado do município, Petrus Antonnius, policiais civis, militares e rodoviários, o delegado regional, Getúlio Medeiros, vereadores e sociedade. O Grupo de Apoio à Segurança, instituído há pouco mais de um mês, apresentou um diagnóstico da segurança municipal e indicou algumas prioridades. O presidente da subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Currais Novos, José Maria Rodrigues Bezerra, fez uma análise da estrutura do Centro de Detenção Provisório do município, que está parcialmente interditado. “As condições no local são desumanas”, disse. No último dia 19 de fevereiro, após inspeção ao CDP, o juiz Marcus Vinícius determinou a interdição para impedir o recebimento de novos presos até a solução dos sérios problemas encontrados, como celas sem janelas amplas que possibilitem a circulação de ar e as péssimas condições sanitárias. O juiz apontou algumas causas para a atual situação da segurança no estado e disse que “quem solta os presos é o governo que não investe em segurança”. De acordo com Marcus Vinícius, a omissão do governo gerou a falta de segurança. “Hoje, estamos discutindo o final do problema”, finalizou o magistrado, e pediu ao legislativo e executivo municipal, políticas públicas efetivas voltadas à criança e o adolescente. O prefeito afirmou que tem a obrigação legal em trabalhar em prol da cidade, e que irá buscar junto à sociedade, melhorias em todos os setores, como a segurança. “Queremos fortalecer os programas sociais como AABB Comunidade e PETI, e temos o compromisso de que todas as escolas sejam de tempo integral, fazendo com que nossas crianças e adolescentes possam permanecer mais tempo na escola e participem de atividades educativas e esportivas”, disse Vilton. O Conselho Tutelar do município divulgou um dado preocupante: Cerca de 80% das ocorrências que chegam ao Conselho, e que envolvem crianças e adolescentes, são causadas por conflitos familiares e envolvimento com drogas. O delegado Petrus apontou a falta de efetivo policial como um dos problemas, o que compromete a parte de investigação dos crimes. O Grupo de Apoio à Segurança junto aos poderes executivo, legislativo e judiciário curraisnovense, irá enviar um documento à Secretaria Estadual de Justiça sobre a audiência pública, e pedir ações de combate à insegurança no município.
Tiroteio na Rua Braga Brandão em Currais Novos
Hoje sexta-feira 15 de Março, por volta das 15 horas, três indivíduos efetuaram disparos de arma de fogo na Rua Braga Brandão, no intuito de matar Edvaldo da Silva Soares, de 31 anos, conhecido por Babal.
Na hora dos disparos estavam um senhora de 71 anos e um menor de 15, além de crianças na calçada, onde os meliantes chegaram atirando. E essa foi a terceira vez que tentaram contra a vida da vítima. Há dias atrás em uma outra tentativa, uma menor de apenas 11 anos sofreu um disparo na mão e teve que ser submetida a procedimento cirúrgico.
Os acusados são três menores conhecidos por Pinto, Paulo André e Fabinho, e segundo Babal, é por motivo que ele os expulsou da Rua Braga Brandão, onde queriam traficar.
No momento, 16h36min, a Policia já localizou Paulo André e Pinto e falta apenas a localização do Fabinho, junto com a arma que foi usada na tentativa de homicídio.
Quanto tempo será que esses menores irão permanecer detidos?




