Assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade é a principal meta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que foi lançado nesta sexta-feira, 12, em Currais Novos, com a participação da coordenadora do Pacto no Rio Grande do Norte, a professora Dra. Denise M. de Carvalho Lopes. O encontro também contou com a presença dos professores e coordenadores da rede municipal de ensino, da coordenação e direção da Secretaria Municipal de Educação, do diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN – Campus Currais Novos, professor Rady Dias, da 9ª Dired, e do prefeito municipal, Vilton Cunha. “Assumimos o compromisso em ajudar a desenvolver a educação em nosso município”, disse Vilton, que destacou o avanço de diversos países do mundo através da educação. “A educação tem que ter lugar de destaque”, finalizou. Durante o lançamento do Pacto, a SEMEC apresentou um novo programa de desenvolvimento dos índices educacionais do município, o “Você Ensinou, o Aluno Aprendeu”, prêmio que será entregue a dois professores do 4º, 5º e 9º da rede municipal de ensino, além de seus coordenadores pedagógicos, que desenvolvam as melhores práticas pedagógicas de leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático, visando à promoção de impactos positivos na elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A Meta até fevereiro de 2014, quando haverá a premiação dos professores e coordenadores durante a Semana Pedagógica, é elevar o IDEB do 5º ano de 4,5 para 4,7, e do 9º ano de 3,8 para 4,1.
Arquivos diários: 13 de Abril de 2013
Prefeitos e agricultores participam do “Grito da Seca” em Acari
Discutir ações emergenciais para o combate a maior estiagem dos últimos 50 anos fez com que um grupo de agricultores e alguns prefeitos do Seridó se reunissem nesta sexta-feira, 12, em Acari, para o “Grito da Seca”, encontro organizado pela médica veterinária Joana D’Arc Pires, que recentemente furou um bloqueio de seguranças para entregar à presidenta Dilma Rousseff, uma carta de reivindicações do povo potiguar. A reunião contou com a participação de diversos presidentes de associações rurais do Estado, como o presidente da Associação Seridoense de Criadores, Nivaldo Saldanha, e de alguns prefeitos da região, Vilton Cunha (Currais Novos), Isaias Cabral (Acari), Titico Araújo(Tenente Laurentino), e do vice-prefeito de São Vicente, Andreazza Fernandes. “Os problemas que a estiagem causa na nossa região é antigo, e até hoje nenhuma ação concreta foi realizada, não podemos mais esperar obras paliativas, o Nordeste tem sede”, disse o prefeito Vilton Cunha. O “Grito” também foi uma forma de protestar contra a política de juros dos brancos, que cobram taxas exorbitantes aos pequenos produtores rurais. No final da reunião, os participantes seguiram até a Igreja do Rosário, centro de Acari, onde deram continuidade ao protesto.
Mais um jovem de Currais Novos encontra-se desaparecido
Está desaparecido há mais de 30 dias trinta dias, o curraisnovense José Bezerra de Melo dos Santos. O jovem tem 23 anos e reside na rua Juvenal de Oliveira, 131, Bairro Dr. Sílvio Bezerra de Melo.




