PM sofre atentado em Parnamirim e afirma que quadrilha pretende matar policiais

O soldado Ferreira, do 3º Batalhão da Polícia Militar, foi vítima de um atentado, nesta quarta-feira (27), na cidade de Parnamirim. Ele estava dirigindo um caminhão, quando dois homens se aproximaram em uma motocicleta e atiraram várias vezes. Apesar disso, nenhum tiro atingiu o militar.

Após sofrer o atentado, o policial passou a realizar diligências junto com colegas, para tentar encontrar os suspeitos. Soldado Ferreira contou para o Portal BO que descobriu que os autores do atentado são conhecidos pelos apelidos de Caveira e Gringo.

“Inclusive, descobrimos que eles estão montando uma quadrilha e, para fortalecer o grau de periculosidade do bando, estão planejando a morte de alguns policiais”, comentou o policial militar.

Durante as diligências para encontrar os suspeitos, a polícia apreendeu, na própria cidade de Parnamirim, uma motoneta que teria sido usada pela dupla no atentado. Os suspeitos, no entanto, não foram localizados.

O soldado Ferreira informou ainda que prestará queixa na manhã desta quinta-feira, na Delegacia de Parnamirim. Ele comentou que os dois criminosos atiraram contra ele para matar, mas que, por sorte, os tiros atingiram apenas a cabine do caminhão.

on line preto

por Caboré Locações Publicado em Policial

Mortes por armas de fogo no Brasil superam índices de países em conflito

20121225051222_cv_porte-de-arma_gdeNo Brasil, 38.892 pessoas, aproximadamente, morreram por armas de fogo em 2010. O índice supera taxas verificadas nos dois anos anteriores em países onde há conflitos separatistas, como Etiópia, Rússia e Chechênia, onde a média de mortes foi de 50 mil.

As informações foram destacadas pela coordenadora-geral de Prevenção da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Beatriz Cruz, que participa de audiência pública, na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, sobre a implementação do Plano Juventude Viva, de prevenção à violência contra a juventude negra.

Segundo Beatriz Cruz, a maior parte das mortes violentas atinge jovens negros no Brasil. O problema exige, de acordo com ela, respostas complexas e integradas entre os diferentes órgãos nas esferas federal e estaduais. Nessa linha, a técnica citou o Plano Juventude Viva como exemplo. “Precisamos superar o falso paradigma da repressão como único meio para prevenção da criminalidade”, afirmou.

a vantajosa

por Caboré Locações Publicado em Policial

Currais Novos celebra “Dia de Ação de Graças” com ato ecumênico e programação especial

???????????????????????????????Gratidão, um dos mais sublimes gestos que a humanidade pode e deve praticar, foi celebrada na manhã dessa quinta-feira, 28, com um grande ato ecumênico entre as praças Cristo Rei e Tomaz Salustino, marcando oficialmente a abertura do “Dia de Ação de Graças”.

???????????????????????????????Alunos de escolas estaduais, municipais, privadas, e centenas de pessoas, tiveram a oportunidade de reservar parte do dia para agradecer. Na abertura da “Ação de Graças”, crianças da Escola Municipal Profª. Trindade Campelo cantaram o hino de Currais Novos, e o pavilhão nacional foi conduzido por jovens do projeto “Polícia Mirim” do PROERD. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito João Gustavo; do juiz da comarca de Currais Novos, Marcus Vinicius; Izinho Brandão, presidente da Câmara Municipal, dos vereadores Sérgio Henrique, Zefinha Moura e Dadá, que propôs a criação do “Dia Municipal de Ação de Graças”, e dos representantes das igrejas católica (Pe. Welson Rodrigues e Ir. Ananília), evangélica (Pr. Jocélio Lima, João Batista e Vinícius), e do Núcleo Espírita Seara de Luz (Francisco de Souza).

??????????????????????????????? Em suas orações, os representantes das igrejas pediram que todos agradecessem pela vida e orassem sempre em gratidão à tudo. O vice-prefeito João Gustavo ressaltou a contribuição do juiz Marcus Vinícius na realização do evento, idealizado em 2011 pelo magistrado, afirmando que ele “está trazendo a justiça para junto do cidadão”. Citando Dom Helder Câmara, João lembrou que “feliz é aquele que encontra mil razões para viver”, e disse que “um coração agradecido é um coração de esperança e de paz”. Algumas autoridades foram agraciadas com o selo comemorativo à data, lançado nesta quinta pela gerência local dos Correios. Também estiveram presentes na solenidade de abertura do Dia de Ação de Graças o delegado da polícia Civil, Antônio Pinto, a promotora de justiça Hayssa Kirie, o gerente da agência local dos Correios, Valfran Ribeiro, a presidente da CDL, Marinalva Martins, o presidente do Conselho Tutelar, Judson Pereira, secretários municipais, e caravanas de estudantes de Cerro Corá e Acari.

ASSECOM – Prefeitura de Currais Novos

on line preto

UFRN realiza edição 2013 da Mostra de Profissões

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), realiza a II Mostra de Profissões nos dias 4 e 5 de dezembro, em Caicó e Currais Novos, no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), em conjunto com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

O evento é organizado pela PROGRAD/CERES e é destinado aos alunos do ensino médio e demais interessados em ingressar no ensino superior, convidando-os a conhecerem um pouco mais e esclarecer suas dúvidas sobre as graduações oferecidas pela UFRN e suas áreas de trabalho.

A edição deste ano tem em sua programação, dentre outras coisas, a palestra de abertura “Será que estou escolhendo certo? Os desafios e as possibilidades da escolha profissional”, que será ministrada pela psicóloga Daniele Souza Paulino. Estão previstas, ainda, minipalestras dos cursos realizada por alunos e professores da UFRN, com a participação de outras instituições públicas parceiras com sede no Seridó, como UERN e IFRN.

Durante o evento os estudantes terão como esclarecer suas dúvidas e serem informados sobre as políticas de inclusão e permanência da UFRN, bolsas para estudantes, residência universitária, dentre outros programas de assistência estudantil. O evento conta ainda com atividades para os visitantes durante os intervalos, como músicas, sarau poético, exposições de outras atividades desenvolvidas pelos alunos da CERES e das demais instituições parceiras.

O evento será realizado em seu primeiro dia na unidade da CERES em Caicó, das 8h30 às 16h30, e no  segundo dia na unidade de Currais Novos, das 13h30 às 21h30. Mais informações e a programação completa do evento em: http://www.ufrn.br/mostradeprofissoes.

a vantajosa

 

RN tem um terço do efetivo policial de Brasilia

O jornalista Alexandre Garcia, que tem programas em várias rádios do Brasil, ouvido no Seridó pela 95 FM de Currais Novos, fez um alerta sobre a situação da policia militar do RN, que tem apenas 6 mil homens, enquanto que Brasilia, tem praticamente 03 vezes mais, e com um salário bem superior.

Além das diferenças de territórios, onde se consta muita dificuldade em um estado com clima e relevo diferente.

bannercasadocamarao

por Caboré Locações Publicado em Policial

Pesquisador alerta para o risco da dengue durante a Copa em Natal

A dengue pode manchar a imagem do Brasil e atrapalhar a realização da Copa do Mundo de 2014. Simon Hay, especialista da Universidade de Oxford, no Reino Unido, publicou um artigo na revista Nature desta semana no qual afirma que os organizadores e os patrocinadores da competição deveriam explicitar o risco da doença. De acordo com Hay, torcedores e atletas podem contrair o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti sobretudo em três cidades: Fortaleza, Natal e Salvador, todas no Nordeste.

A previsão de Hay é que a dengue estará perto de seu pico nestas cidades justamente na época em que a competição será realizada, entre os dias 12 de junho e 13 de julho. De acordo com ele, o Rio de Janeiro não deverá estar com risco alto neste período, mas é preciso manter o monitoramento. Para o especialista, é fundamental que medidas de prevenção sejam tomadas na fase de preparação para o torneio, ressaltando que não há cura para a doença.

bannercasadocamarao

por Caboré Locações Publicado em Futebol

Dr. Jodinaldo Lucena escreve artigos sobre separação do Hospital de Currais Novos

Foto: GRANDE DEBATE OU GRANDE EQUÌVOCO?
Na manhã de quarta feira do dia dezenove de setembro de 2013, a AMSO (Associação dos Municípios do Seridó Oriental) se torna palco de importante discussão em prol da saúde do município de Currais Novos. Para fazer parte deste debate, o Governo do Estado envia seu representante oficial, o secretário de saúde do Rio Grande do Norte, para formar equipe com o Ministério Público representado por três promotoras, o poder executivo encenado pelo prefeito de Currais Novos, demais prefeitos dos municípios filiados à associação, direção executiva do Hospital e presidente da fundação Padre João Maria.
O tema anunciado para o debate foi: “Mudanças no funcionamento do Hospital Regional de Currais Novos”. 
Ao invés de propor mudanças de melhoria no atendimento à população, tentando cumprir o mínimo prometido pelo SUS, por meio de cumprimento das obrigações governamentais junto à população assistida, o Secretário de Saúde veio expor à apreciação de tirar do Hospital Padre João Maria o direito de atender parte da população que opta por planos de saúde. Ele deveria saber que os recursos gerados por serviços prestados aos planos de saúde, são direcionados para amenizar a deficiência causada pelo não cumprimento do poder público.
O secretário de Saúde citou que: “O principal problema deste Hospital é a dupla porta de entrada, ou seja, a mesma estrutura física recebe pacientes do SUS e o público privado" e esqueceu que o setor privado participa do SUS de forma complementar, por meio de contratos e convênios de prestação de serviço ao Estado quando as unidades públicas de assistência à saúde não são suficientes para garantir o atendimento a toda à população de uma determinada região. 
Em outro momento do seu pronunciamento diz que o Hospital possui uma posição estratégica no Rio Grande do Norte e que tem a melhor estrutura física, mas é subutilizado. Mais uma vez, ele se contradiz quando propõe tirar o direito dos atendimentos aos planos de saúde e particulares, aumentando sua capacidade de não utilização do hospital. E finalizou: “Queremos que o Hospital seja, exclusivamente, para atendimento do SUS” e continuou: “Temos que buscar um entendimento com a Fundação para oferecemos uma melhor assistência à saúde da região”.
Este mesmo discurso foi proferido há vinte e cinco anos, com a implantação da Fundação Walfredo Gurgel neste hospital e retirada da dupla porta de entrada do Hospital Padre João Maria com perda da arrecadação das AIH’S (autorização de internamento hospitalar) resultando perda de oitenta por cento do seu faturamento. Três anos após, os cortes dos alimentos, medicamentos, produtos hospitalares e escassez de profissionais da saúde se tornaram frequentes, e o hospital Padre João Maria com a recuperação do faturamento das AIH’S passou a assumir as deficiências deixadas por promessas não cumpridas da Fundação Walfredo Gurgel e toda sua arrecadação pelos serviços prestados foram destinadas a pagamentos dos fornecedores, antes da alçada daquela Fundação. O Governo não teve sucesso com a tentativa de enfraquecer o Padre João Maria e mais uma vez vem querendo repetir este malogro.   

Diante do exposto, o projeto do Governo poderia ter trazido bons resultados se o foco do debate fosse direcionado para melhorias no atendimento da saúde dos munícipes da região do Seridó. Porém, o debate teve como propósito, tirar do Hospital Padre João Maria o direito de atender parte da população que opta por planos de saúde, enfraquecer o filantrópico com redução do faturamento e perda do poder de contribuição complementar diante de um Estado que pouco investe na saúde pública.GRANDE DEBATE OU GRANDE EQUÍVOCO?
Na manhã de quarta feira do dia dezenove de setembro de 2013, a AMSO (Associação dos Municípios do Seridó Oriental) se torna palco de importante discussão em prol da saúde do município de Currais Novos. Para fazer parte deste debate, o Governo do Estado envia seu representante oficial, o secretário de saúde do Rio Grande do Norte, para formar equipe com o Ministério Público representado por três promotoras, o poder executivo encenado pelo prefeito de Currais Novos, demais prefeitos dos municípios filiados à associação, direção executiva do Hospital e presidente da fundação Padre João Maria.
O tema anunciado para o debate foi: “Mudanças no funcionamento do Hospital Regional de Currais Novos”.
Ao invés de propor mudanças de melhoria no atendimento à população, tentando cumprir o mínimo prometido pelo SUS, por meio de cumprimento das obrigações governamentais junto à população assistida, o Secretário de Saúde veio expor à apreciação de tirar do Hospital Padre João Maria o direito de atender parte da população que opta por planos de saúde. Ele deveria saber que os recursos gerados por serviços prestados aos planos de saúde, são direcionados para amenizar a deficiência causada pelo não cumprimento do poder público.
O secretário de Saúde citou que: “O principal problema deste Hospital é a dupla porta de entrada, ou seja, a mesma estrutura física recebe pacientes do SUS e o público privado” e esqueceu que o setor privado participa do SUS de forma complementar, por meio de contratos e convênios de prestação de serviço ao Estado quando as unidades públicas de assistência à saúde não são suficientes para garantir o atendimento a toda à população de uma determinada região.
Em outro momento do seu pronunciamento diz que o Hospital possui uma posição estratégica no Rio Grande do Norte e que tem a melhor estrutura física, mas é subutilizado. Mais uma vez, ele se contradiz quando propõe tirar o direito dos atendimentos aos planos de saúde e particulares, aumentando sua capacidade de não utilização do hospital. E finalizou: “Queremos que o Hospital seja, exclusivamente, para atendimento do SUS” e continuou: “Temos que buscar um entendimento com a Fundação para oferecemos uma melhor assistência à saúde da região”.
Este mesmo discurso foi proferido há vinte e cinco anos, com a implantação da Fundação Walfredo Gurgel neste hospital e retirada da dupla porta de entrada do Hospital Padre João Maria com perda da arrecadação das AIH’S (autorização de internamento hospitalar) resultando perda de oitenta por cento do seu faturamento. Três anos após, os cortes dos alimentos, medicamentos, produtos hospitalares e escassez de profissionais da saúde se tornaram frequentes, e o hospital Padre João Maria com a recuperação do faturamento das AIH’S passou a assumir as deficiências deixadas por promessas não cumpridas da Fundação Walfredo Gurgel e toda sua arrecadação pelos serviços prestados foram destinadas a pagamentos dos fornecedores, antes da alçada daquela Fundação. O Governo não teve sucesso com a tentativa de enfraquecer o Padre João Maria e mais uma vez vem querendo repetir este malogro.

Diante do exposto, o projeto do Governo poderia ter trazido bons resultados se o foco do debate fosse direcionado para melhorias no atendimento da saúde dos munícipes da região do Seridó. Porém, o debate teve como propósito, tirar do Hospital Padre João Maria o direito de atender parte da população que opta por planos de saúde, enfraquecer o filantrópico com redução do faturamento e perda do poder de contribuição complementar diante de um Estado que pouco investe na saúde pública.

Dr. Jodinaldo Lucena

a vantajosa

por Caboré Locações Publicado em Saúde