As homenagens alusivas ao 10º ano de falecimento do ex-governador Cortez Pereira tiveram início na manhã desta segunda-feira (24), durante Missa em ação de graças na Matriz de Sant’Ana, com a participação do prefeito Vilton Cunha, primeira dama Ana Maria Furtado, coordenadora da Secretaria de Turismo, Socorro Goes, população e amigos de um dos mais importantes políticos do Rio Grande do Norte.
O prefeito Vilton Cunha comentou que um dos mais ilustres currais-novenses era “detentor de ideias avanças e conseguiu construir toda a base da economia potiguar que perdura até hoje”. “No nosso município, dentre outras importantes obras, Cortez trouxe água do Gargalheiras para abastecimento da cidade e construiu o Hospital Regional de Currais Novos, sob a administração do Hospital Pe. João Maria”. Vilton lembrou que “hoje, quando vivenciamos uma longa estiagem em todo o Estado, se faz necessário lembrar-se do quanto este político era sensível com esta problemática”. Em discurso proferido por Cortez Pereira no Encontro Regional de Tropicologia, em 1988,em Recife, o político afirmou: “quando dizem que a terra do Nordeste é seca, tenho repetido e, às vezes, isso é mal compreendido, que seca não é a terra do Nordeste, seca é a inteligência da elite que governa o Nordeste. Aí é que não chove!”
A programação de homenagens à Cortez Pereira acontecem até a quarta-feira (26) na Fundação Cultural “José Bezerra Gomes”, com exposição de fotos sobre a vida do ex-governador. A mostra está aberta para visitação da população no período de 7h às 18h.
