Na última quinta-feira, a TRIBUNA DO NORTE publicou, com exclusividade, o relatório do Ministério da Saúde (MS) e analisado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), que mostra a liderança do Rio Grande do Norte no número de óbitos causados pela aids entre os anos de 2002 e 2012. O RN saltou de 39 para 108 mortes registradas devido à ação do vírus HIV. O crescimento é de 176,9%.
Para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o aumento no número de casos no Estado – tanto no tocante à notificação, quanto aos casos novos e nos registros de óbitos – é reflexo dos investimentos realizados através do Programa Estadual DST/aids e Hepatites Virais na rede de serviços para diagnóstico do HIV. Segundo a coordenadora do Programa, Sônia Cristina Lins, “essa ampliação nos números de óbitos por aids é o reflexo dos investimentos que a Sesap tem feito para ampliar o diagnóstico da doença tanto nos municípios, através da implantação de Serviços de Atenção Especializada (SAEs), quanto nos hospitais de referência de Natal e Mossoró”, coloca.

Estreante na elite do Rio Grande do Norte, a “Águia” de Ceará-Mirim venceu o Potiguar de Mossoró por 1 a 0 neste domingo e contou com o empate do Alecrim com o Baraúnas para ficar com o título inédito. A festa foi completa no Estádio Barretão, já que o clube conquista vaga para a Copa do Nordeste de 2015, além de assegurar presença na final do estadual.
Encontrados amarrados e com sacos nas cabeças, o croata Ante Stanic, de 57 anos, e o sueco Faik Nekic, de 78 anos, sofreram tortura antes de serem mortos, segundo o delegado de plantão da zona Norte, Everaldo Lemos. “Usaram de muita violência. Foram muito torturados”, afirma. De acordo com o Instituto Técnico-Científico de Policia (Itep), os estrangeiros morreram sufocados. Os corpos foram achados na tarde deste sábado (8) em uma casa de praia em Jenipabu, litoral Norte do Rio Grande do Norte.