As cidades de pequeno porte, especialmente do interior, são os alvos mais comuns dos bandos de criminosos, que agem com armas e explosivos, e como cangaceiros, espalham o terror. As localizadas no Seridó-RN, também estão entre as que já tiveram a visita de criminosos armados, que explodiram as agencias dos correios e bancarias, na maioria das vezes deixando rastro de medo e sensação de impunidade, além de prejuízos grandes gerados a economia local.
Acari, Tenente Laurentino, Cruzeta, Lagoa Nova, Cerro Corá duas vezes, Carnaúba dos Dantas, Bodó, Equador mais de uma vez, Jardim do Seridó e muitas outras já acordaram com o terror implantado.
O prejuízo que fica é gigantesco não somente para as agencias bancarias, mas o contexto mais amplo possível é afetado. Exemplo clássico é a cidade de São Vicente, que antes de ser mais uma cidade na estatística, o banco foi desativado, e a população precisa se deslocar para Currais Novos ou outra cidade, para fazer movimento financeiro. Em Cerro Corá até o prédio do banco foi demolido.
Para combater esse crime é necessário a junção de todas as forças de segurança: PF, PRF, MP, PM, PC e toda a estrutura de segurança do pais, pois se continuar assim, o dinheiro em especie vai deixar de existir muito em breve em todo o pais.