POR BLOG DO JOTA DANTAS Por volta de 21h desta segunda (30), um ladrão vestindo calça, tênis e com uma mochila nas costas com tatuagem tribal no ombro, anunciou um assalto no sítio Saco do Juazeiro em Acari e roubou celulares e um notebook das vítimas. O criminoso fugiu a pé em direção ao mato e várias viaturas foram acionadas para tentar prender o bandido.
Arquivos diários: 30 de Março de 2020
Coronavírus: Kelps remaneja emenda para Hospital de Natal comprar insumos e equipamentos
O deputado estadual Kelps Lima (SDD) vai remanejar parte de suas emendas parlamentares para colaborar com as ações de combate ao Coronavírus. Kelps optou por destinar recursos para a capital potiguar. O parlamentar alterou o repasse de R$ 500 mil para outro fim, e destinou para o Hospital de Natal usar na compra de insumos e equipamentos.
“O momento é grave e a hora é de colaborarmos de todas as formas com os órgãos de saúde para minimizar os danos que o alastramento do vírus vai provocar em nossas famílias”, disse Kelps, que ainda apresentou três sugestões ao Governo do Estado durante a pandemia.
Uma das sugestões do parlamentar é zerar os impostos de produtos que precisam ser adquiridos nas ações da Saúde para combater a Covid-19. Para o parlamentar, os Procons (estadual, municipal e legislativo) também precisam fiscalizar a alta de preços de produtos como o álcool em gel, já que alguns comerciantes, “uma minoria”, segundo o parlamentar, estão se aproveitando da situação e “disparando preços”. A outra sugestão é a criação de uma comissão formada por setores empresariais para evitar o fechamento de empresas e diminuir o dano do desemprego que poderá ocorrer como consequência da pandemia do Coronavírus.
PM fará uso de alto-falante para orientar população sobre isolamento
Com a situação de emergência de saúde pública em âmbito nacional e internacional, a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte vem adotando uma série de medidas para conter a propagação do Coronavírus (COVID-19) no âmbito da instituição e para a sociedade potiguar.
Desde meados do mês de março, o Comando da Polícia Militar e suas diretorias publicou diversas portarias suspendendo desde as instruções nos cursos de formação até orientando medidas de higiene sanitárias a serem adotadas pelos agentes de segurança pública.
Plantão de Noticias
Policia autua 23 por festa de facção criminosa
Policiais civis da Delegacia de Plantão da Zona Sul autuaram em flagrante 23 indivíduos, entre homens e mulheres, que participavam de uma festa em uma granja em Parnamirim, supostamente num festejo de uma facção criminosa , na noite deste sábado (28). Os suspeitos foram presos pela equipe do 3º. Batalhão de Polícia Militar, durante a verificação da ocorrência.
Os suspeitos responderão pelo crime de infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. A autuação vem ao encontro do Decreto n° 29556, do governo do estado do RN, de 24 de março de 2020, que proíbe em seu artigo 1°, atividades coletivas de qualquer natureza, com público superior a 20 (vinte) pessoas.
Além disso, um dos homens que estava na festa também foi preso em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de armas. No local da festa, os policiais militares apreenderam uma arma, dinheiro e drogas. Todos os 23 suspeitos responderão a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por desobedeceram a quarentena que visa evitar a propagação do coronavírus (COVID-19).
A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.
Anvisa libera uso da cloroquina em pacientes graves
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou o uso da cloroquina — apenas para pacientes hospitalizados e em estado grave — e determinou a dosagem específica da droga. As regras para o uso do medicamento estão publicadas em nota informativa do Ministério da Saúde da última sexta-feira (27).PUBLICIDADE
O informativo diz: “O Ministério da Saúde do Brasil disponibilizará para uso, a critério médico, o medicamento cloroquina como terapia adjuvante no tratamento de formas graves, em pacientes hospitalizados, sem que outras medidas de suporte sejam preteridas em seu favor. A presente medida considera que não existe outro tratamento específico eficaz disponível até o momento.”
Dosagem
Para o tratamento da covid-19 em pacientes graves, a Anvisa sugere 6 dias de tratamento com hidroxicloroquina (e hidroxicloroquina em associação com azitromicina), uma vez que 70% dos pacientes estavam “sem detecção viral em relação ao grupo controle, o que em caráter preliminar, pode sugerir um potencial efeito anviral no coronavírus humano”.
De acordo com a determinação do Ministério da Saúde, tanto a cloroquina quanto a hidroxicloroquina são fármacos “indicados para o tratamento das doenças artrite reumatoide e artrite reumatoide juvenil (inflamação crônica das arculações), lúpus eritematoso sistêmico e discoide, condições dermatológicas provocadas ou agravadas pela luz solar e malária”.
Normalmente, para essas doenças, a cloroquina é ministrada entre 50mg e 150mg, enquanto a quantidade de hidroxicloroquina indicada é de 400mg.
ISENÇÃO nos restaurantes populares será permanente para a população em situação de rua, diz SETHAS
Unidades do Programa Restaurante Popular de Natal, Mossoró, Parnamirim, Caicó e Macau começam a oferecer mais de mil refeições diárias (Café Cidadão, Almoço e Sopa Cidadã) para a população em situação de rua, refugiados e migrantes nesses municípios com isenção da taxa de R$ 1,00 (um real) a partir desta segunda-feira (30).
A medida do Governo do Estado, executada pela Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) faz parte das ações que visam garantir segurança alimentar e nutricional a essa população diante da pandemia do novo coronavírus e que terá efeito permanente atendendo a antiga reivindicação das entidades que representam esses segmentos da população.
Organizações representativas da população em situação de rua, de refugiados e migrantes no Rio Grande do Norte selecionaram as pessoas que vão receber a partir desta segunda-feira o benefício da refeição gratuita nas unidades relacionadas dos restaurantes populares.
As unidades vão oferecer a refeição com isenção da taxa e entregar uma carteira de identificação ao público-alvo que foi cadastrado pelas entidades representativas das categorias.
Homem mata companheira a facadas e comete suicídio no interior do RN
Um homem matou a companheira a facadas e em seguida cometeu suicídio na manhã desta segunda-feira (30), na cidade de Portalegre, região Oeste do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pelas polícias Civil e Militar.
A princípio a morte da mulher é tratada pelos policiais como um feminicídio e pode ter sido motivada por ciúmes. De acordo com o Comando da PM de Portalegre, Alberto Sousa Rodrigues, de 44 anos, assassinou a companheira Cledivania Pinto de Oliveira, de 42 anos, na madrugada desta segunda-feira (30). Na noite anterior, Alberto havia buscado Cledivania em Viçosa, cidade vizinha a Portalegre.
Segundo depoimentos de familiares ouvidos pelos militares que atenderam a ocorrência, após o crime Alberto saiu do local e chegou a confessar que teria matado a companheira aos familiares. Em seguida ele retornou para casa e cometeu o suicídio.
Justiça determina que 1467 presos no Estado devam ir para casa
Justiça suspende distribuição de álcool em gel
A Justiça determinou a suspensão de distribuição de álcool em gel e sabonete líquido por dois vereadores da Grande Natal, porque o material continha propaganda política irregular. Os produtos estão sendo bastante procurados por causa da pandemia do novo coronavírus. A determinações aconteceram após pedido do Ministério Público Eleitoral.
Os vereadores em questão são Raimunda Nilda (PRP), de Parnamirim, e Robson Carvalho (PMB), de Natal.
Por G1 RN