Ministro anula provas contra Robinson Faria colhidas nas operações Dama de Espadas e Anteros

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu anular todas as provas coletadas contra o ex-governador e atual deputado federal Robinson Faria (PL) no âmbito das operações Dama de Espadas e Anteros, deflagradas, respectivamente, em 2015 e 2017, e que apuram um esquema de desvio de recursos públicos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A decisão de Toffoli foi proferida nesta quinta-feira 15, em um habeas corpus.

Com a decisão, estão declaradas como inservíveis provas contra Robinson eventualmente encontradas em quebras de sigilos telefônico, fiscal e bancário, interceptações telefônicas, escutas ambientais, buscas e apreensões. Em 2021, o ministro do STF já havia determinado a suspensão de uma ação penal que corre na Justiça sobre o mesmo assunto.

Na avaliação de Toffoli, as provas devem ser anuladas porque partiram de uma investigação do Ministério Público Estadual (MPRN) desdobrada indevidamente a partir da 1ª instância da Justiça do RN.

O ministro acatou argumento da defesa de Robinson Faria.

Os advogados do deputado alegaram que, como durante a operação Dama de Espadas apareceram indícios do envolvimento de políticos com foro privilegiado, a 8ª Vara Criminal deveria ter remetido o caso imediatamente para análise da instância superior – no caso, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) – em vez de decidir sobre os rumos da investigação.

Na época, em vez de encaminhar o caso para análise do TJRN, a 8ª Vara permitiu que o material descoberto por promotores de 1ª instância fosse enviado para a Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) prosseguir com a investigação.

“Apesar de todos os indicativos de suposta participação de detentores de cargo com prerrogativa de função, a supervisão pelo órgão judicial foi ignorada pelo juízo de primeira instância, por pelo menos 3 anos (entre 2012 e 2014)”, escreveu Toffoli.

BLOG DO BARRETO

por Caboré Locações Publicado em Notícias

FORRONOVOS CELEBRA CULTURA JUNINA COM HOMENAGEM AO MOVIMENTO ARMORIAL

Um dos mais importantes movimentos artísticos do país está sendo homenageado no mais tradicional festejo junino de Currais Novos. O “Movimento Armorial”, idealizado por Ariano Suassuna há 50 anos, é o tema central do 26º FORRONOVOS, que teve início na noite desta quinta-feira (15) no Palácio dos Esportes “Cortez Pereira”.

O formato do FORRONOVOS conta com corredor cultural “Antoin Mé” na Avenida Cel. José Bezerra com as barracas das culinaristas e artesãs, além de espaço para o tradicional forró pé de serra, shows musicais, e a “Arena do Forró” com o 29º Festival de Quadrilhas. “Um evento que marca a valorização da cultura junina em nosso município e traz uma programação cultural para o nosso povo e para os visitantes”, disse o Prefeito Odon Jr. A solenidade contou com a presença da Vice-Prefeita Ana Albuquerque, dos secretários David Narwith (Turismo), Ronaldo Gomes (Cultura), Joelmir Soares (Educação), do Presidente da CDL, Gilson Bezerra, além da grande participação popular.

A programação desta sexta-feira (16) tem início às 20h com o Festival de Quadrilhas Escolares na “Arena do Forró” no Palácio dos Esportes, além de apresentações e shows culturais no Corredor Cultural. No sábado, acontecerá a tradicional Corrida da Fogueira, e a noite a partir das 20h tem início o Festival de Quadrilhas Estilizadas e Tradicionais na “Arena do Forró”. No domingo (18), o Festival de Quadrilhas contará com mais apresentações de grupos juninos, e em seguida, a apuração e resultado das campeãs.

por Caboré Locações Publicado em Notícias