Projeto de Kleber Rodrigues para campanha de inclusão da pessoa com deficiência agora é lei

Através de projeto de lei apresentado pelo deputado Kleber Rodrigues (PSDB), o governo estadual sancionou a lei nº 11.460/2023, que cria campanha para aumentar a inclusão da pessoa com deficiência nas escolas públicas e privadas do RN. 

Com a lei, fica instituída a campanha para conscientização da importância e ampliação da inclusão da pessoa com deficiência nas escolas públicas. “A lei também objetiva prevenir e combater o preconceito nas escolas, proteger a pessoa com deficiência de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante”, afirma o deputado. 

A iniciativa reforça a política, em vigor desde 2019 no Estado, que garante o processo de inclusão dos estudantes com necessidades educacionais específicas (NNE), na rede estadual de ensino.

Outro alcance da legislação é capacitar docentes e equipe pedagógica para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema; promover atividades de apoio à conscientização dos direitos da igualdade de oportunidades da pessoa com deficiência; promover a integração entre escola e comunidade escolar e garantir a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência na vida escolar.

A campanha será promovida anualmente pelo Executivo e também em parceria com a rede de ensino privada, a fim de atender os seus objetivos. 

A norma foi publicada na última sexta-feira (16) no Diário Oficial do Estado e pretende, ainda, orientar encaminhamentos para denúncia e resolução de problemas e queixas das famílias quando os direitos das pessoas com deficiência forem ameaçados ou violados.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

NELTER QUEIROZ PEDE OBRAS DE MANUTENÇÃO PARA CANAL DO PATAXÓ

Durante a sessão plenária desta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa, o deputado Nelter Queiroz (PSDB) solicitou ao Governo do Estado serviços de manutenção para o Canal do Pataxó. Segundo o parlamentar, os produtores da região estão sendo prejudicados com a falta de água que não chega em função dos vazamentos.

“Faço esse apelo para o Governo realizar obras de manutenção. Alguns trechos estão trazendo prejuízos não só para produtores e trabalhadores, mas também para o Governo do RN”, disse. O parlamentar chegou a sugerir a assinatura de contrato com alguma empresa para “realizar a manutenção periódica desse canal”, acrescentou.

O canal tem 9 km de extensão, iniciando-se na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, ponto de captação, até o Rio Pataxó, no município de Ipanguaçu. Além de água para irrigação e para abastecimento de comunidades rurais, ele também serve de ponto de captação da Adutora Sertão Central Cabugi.

por Caboré Locações Publicado em Notícias