Ezequiel solicita investimento em segurança pública para 17 municípios do RN

As dificuldades dos municípios potiguares em conter a criminalidade motivaram uma série de requerimentos apresentados pelo deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Ao todo, os ofícios beneficiam 17 cidades potiguares (veja lista abaixo).

“Essas são algumas das principais reivindicações dos que moram nestes municípios. São cidades com o número de agentes reduzido, além de não possuírem condições adequadas de trabalho. Esses pleitos são as expectativas e anseios da população em relação à segurança pública”, disse Ezequiel.

Ainda de acordo com o parlamentar, essas regiões têm registrado práticas criminosas. O deputado acrescentou ainda que ações educacionais preventivas também “são válidas para que o poder público possa reduzir a criminalidade e garantir uma maior segurança e tranquilidade no município”.

Já em relação a necessidade de novas viaturas, Ezequiel explica que os veículos são importantes para que o policiamento possa atingir não apenas a área urbana, mas também as comunidades rurais.

Confira abaixo a lista de municípios que motivaram requerimentos de Ezequiel destinados a solicitação de aumento do efetivo policial e a destinação de novas viaturas.

Aumento de efetivo policial
Pedra Preta
Cerro Corá
Ouro Branco
Lagoa D’Anta
Extremoz
Barcelona
São José do Campestre
Nova Cruz
Pureza
Pedra Grande
Luís Gomes
Brejinho
Coronel Ezequiel

Solicitação de viatura policial
Pedra Preta
Cerro Corá
Ouro Branco
Lagoa D’Anta
Extremoz
Barcelona
São José do Campestre
Nova Cruz
Olho D’Água dos Borges
Bom Jesus
Pedro Velho
Serra Negra do Norte

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Assembleia Legislativa aprova criação da Procuradoria Especial da Mulher

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (05), a criação da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito da própria Casa. O projeto de resolução é de autoria da Mesa Diretora e segue para promulgação do presidente do Legislativo, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

Segundo o projeto aprovado, o novo órgão não tem vinculação com a Procuradoria-Geral da ALRN, sendo uma Unidade Administrativa Independente. O objetivo é a defesa e a promoção da igualdade de gênero, da autonomia do empoderamento e da representação das pessoas que se identificam com o gênero feminino, bem como o enfrentamento à todas as formas de discriminação e violência praticadas contra elas. Também deverá fornecer atendimento interdisciplinar (psicológico, social, jurídico, de orientação e informação) à mulher vítima de violência.

Outras atribuições da Procuradoria serão fomentar a participação e representação das mulheres na política, buscar mecanismos legais e práticos para que a mulher tenha efetivo apoio em todas as situações de vulnerabilidade e auxiliar as Comissões da ALRN na discussão de proposições que tratem do direito relativo às mulheres ou à família, entre outras.

“É preciso fazer representar o olhar feminino de sensibilidade, dedicação e empenho, fazendo valer a experiência feminina de gestão dos problemas cotidianos. Fato é que a presença das mulheres no espaço público tem quebrado preconceitos e promovido profundas mudanças nas relações domésticas e sociais. Por isso, mais do que um direito, garantir a presença da mulher na vida pública política é um dever e um compromisso que a sociedade assume com o desenvolvimento social e com a melhoria das condições de vida”, diz a justificativa da matéria, assinada por Ezequiel e demais membros da Mesa Diretora.

Também aprovadas em plenário matérias que incluem o Pudim de Rapadura, as colônias de pescadores e os Festejos de Iemanjá, como Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado. A primeira por iniciativa da deputada estadual Divaneide Basílio (PT), e as duas últimas apresentadas por Isolda Dantas (PT), que também teve aprovadas propostas que instituem o Dia Estadual do Juremeiro e o Dia Estadual do Futebol Feminino no calendário oficial.

Já o líder do Governo, Francisco do PT, obteve o apoio unânime da Casa à proposta que denomina Deputado Raimundo Nonato Pessoa Fernandes o campus do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do RN, localizado em São Miguel.

De autoria do deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB), a Assembleia aprovou a Festa de Santana no município de Campo Grande como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.

Os deputados estaduais ainda aprovaram projeto de lei complementar apresentado pelo Executivo, que redistribui cargos da Procuradoria-Geral do Estado. Outra proposta da Mesa Diretora aprovada altera o artigo 1º da resolução 111 de 28 de novembro de 2018.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

ADVOGADOS SÃO PRESOS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AOS CRIMES DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA E TRÁFICO DE DROGAS NO RN

Pelo menos dois advogados foram presos em uma operação deflagrada pela Polícia Federal e forças estaduais de segurança do Rio Grande do Norte na manhã desta terça-feira (4), contra uma facção criminosa responsável pelos ataques criminosos de março no estado.

A PF confirmou que entre os alvos da operação estão três advogados, além de chefes da facção. Eles são investigados crimes como organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Às 9h56, pelo menos dois advogados já tinham sido presos.

Segundo a PF, cerca de 110 policiais cumprem 26 mandados de prisão e 21 mandados de busca e apreensão nos municípios de Natal, Parnamirim e São José de Mipibu/RN, além de Campina Grande e João Pessoa/PB. Também estão sendo bloqueadas judicialmente diversas contas bancárias.

Segundo a PF, a operação ocorre dentro do inquérito instaurado para apurar a autoria de um “salve” realizado em março de 2023, que resultou em mais de 300 ataques registrados no estado.

“Foi identificada a origem dessa comunicação, bem como a atuação de facção criminosa dedicada ao tráfico de drogas e outros crimes graves através da utilização de advogados para levar e trazer informações dos apenados para além dos muros dos presídios”, informou a PF.

Ainda de acordo com a corporação, os investigadores constataram que a organização criminosa arrecadou dinheiro, combustível, armas, munições e até mesmo explosivos.

Segundo a PF, os investigados poderão responder por organização criminosa e tráfico de drogas e, se condenados, cumprir pena de até 23 anos de reclusão.

A Força-Tarefa Susp de Natal, responsável pela operação, é composta pela Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN.

G1RN

por Caboré Locações Publicado em Notícias

SUSPEITO DE MANDAR MATAR PM MORRE EM CONFRONTO COM A POLICIA

O principal suspeito de mandar matar o policial militar João Victor Serafim Ramos foi baleado em confronto com a Polícia Civil nesta quarta-feira (05). A operação localizou André Luiz de Souza Santos, conhecido no mundo do crime como Fantasma, em Nova Parnamirim, na cidade de Parnamirim.

André Luiz é membro de uma facção criminosa e apontado como mentor intelectual da morte do sargento, na última sexta-feira (30), no bairro Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal.

No local da operação, André Luiz de Souza Santos, o “Fantasma”, reagiu à abordagem realizada pelos policiais da DHPP. Na troca de tiros, o criminoso foi alvejado e socorrido pela equipe e morreu posteriormente.

PORTAL DA TROPICAL

por Caboré Locações Publicado em Notícias