Nova carteira de identidade deve ser emitida em todo o país a partir desta segunda

Os institutos de identificação de todo o país devem começar a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir desta segunda-feira (6). O novo documento não tem mais o RG (Registro Geral), apenas o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país.

A primeira via e a renovação do documento são gratuitas — quem perder e precisar tirar a segunda via terá de pagar uma taxa estipulada por estado. A renovação não é obrigatória. Substituição poderá ser feita de forma gradual e gratuita até 2032.

O prazo até 6 de novembro para que todas as unidades federativas passem a expedir a CIN foi determinado pelo governo federal, após adiamento em março deste ano.

Até o mês passado, 12 estados já faziam essa emissão: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A adesão começou em julho de 2022 pelo Rio Grande do Sul.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Com apoio da Prefeitura, 3º FLIC homenageia Zila Mamede e terá extensa programação até dia 11

O 3º Festival Literário de Currais Novos – FLIC teve início neste domingo (05) com uma belíssima abertura no Teatro Municipal “Ubirajara Galvão” com o espetáculo “1877” da CIA Teatral Trapiá (Caicó/RN) que está no Circuito da Aldeia SESC Seridó. O evento foi idealizado pelos vereadores João Gustavo e Mattson Ranier e conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal e SESC RN. A Vice-Prefeita Ana Albuquerque participou da abertura, que contou com a presença dos parceiros do festival, artistas, produtores culturais e grande público.
Neste ano, o FLIC tem como homenageada a escritora Zila Mamede, que foi representada pela sobrinha Fátima Mamede na abertura. Até o próximo dia 11 (sábado), o FLIC contará com uma extensa programação como ações do Bibliosesc com contação de histórias em escolas da rede pública municipal e estadual, exposição “Zila em Rede” da EDUFRN, na Casa de Cultura Popular às 19h desta segunda, apresentação de peças teatrais, oficina de roteirização de HQ, oficina de iniciação à arte do desenho, exposições, Feira de Livros, rodas de conversa e shows culturais. A programação completa está disponível no instagram @flic_cn
A nova logomarca do FLIC foi criada sob encomenda à artista plástica Melissa Almeida, com referências ao Movimento Armorial, elementos da xilogravura, e a fonte das letras inspiradas nos ferros de marcar gado. O FLIC tem apoio institucional da Prefeitura Municipal e SESC, apoio Cultural da Aura, e patrocínio do Governo do Estado, Fundação “José Augusto”, Lei Câmara Cascudo e Cimento ELO.

Fotos: Júlio Dantas.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Comerciantes e personalidades do Alecrim recebem homenagem pelos 112 anos do bairro

Dando continuidade às comemorações pelos 112 anos do Alecrim, celebrado no dia 23 de outubro, a Assembleia Legislativa do RN prestou homenagem a um grupo de comerciantes, moradores ilustres e realizadores de trabalhos sociais no tradicional bairro da capital potiguar. Classificado como um “dos maiores patrimônios do nosso estado” pelo deputado e propositor da homenagem, Adjuto Dias (MDB), o bairro do Alecrim concentra, hoje, o principal centro de comércio popular de Natal.

“No Alecrim compra-se e vende-se de tudo, mas não somente isso. No Alecrim presta-se muitos serviços, é possível estudar, rezar, defender a pátria e dizer adeus. O bairro deve sua história e relevância a muitos comerciantes que já não estão mais entre nós e por isso vamos homenagear dois que temos uma dívida substancial. Mas também aqueles que contribuem hoje merecem aplausos. O Alecrim é múltiplo plural, feito por muitas mãos, pensamentos e muita gente”, destacou Adjuto Dias.

As demandas do bairro foram destacadas por Ailson Carvalho Feitosa, fundador da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA). Ele discursou em nome de todos os homenageados na sessão solene desta segunda-feira (6). “Cheguei no Alecrim com 7 anos de idade, junto com meu pai e continuo lá. Por isso, peço atenção a todos que possam ajudar o Alecrim para que não choremos depois, como foi com a Ribeira ou como está sendo com o Centro da Cidade. Vamos fazer alguma coisa enquanto estivermos em condições”, frisou.

Presente na solediade, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (MDB), parabenizou a iniciativa da homenagem e lembrou das obras que estão sendo executadas na gestão. “Nenhuma homenagem é tão justa e merecida como essa, que parabeniza o bairro através dos seus comerciantes e pessoas que dão vida a ele”, disse e citou algumas obras no bairro, dentre elas a reforma da Praça Gentil Ferreira e a obra do Teatro Sandoval Wanderley”, comemorou.

Além das homenagens já programadas pela Casa, o prefeito Álvaro Dias, foi agraciado com uma placa entregue pela Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim. A homenagem foi entregue pelo presidente da entidade, Mateus Felipe Martins Feitosa, que também homenageou o deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB), o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, e a governadora do estado do RN, Fátima Bezerra. “Vamos continuar de mãos dadas e formar novas gerações que possam dar continuidade ao nosso trabalho”, disse. 

Homenagens
Foram homenageados Ailson Carvalho Feitosa, fundador da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA); os comerciantes Francisco Dervenal de Sá e Celso Dutra de Almeida, ambos in memoriam; Josias Alcântara Simões, morador tradicional e realizador de trabalho social; José Anchieta Alves da Costa, camelô icônico; José Willime de Moura, presidente do Centro Comunitário São José; Nazilda Maria Dutra, da Associação Rio-Grandense Pró-Idosos (ARPI); e o Padre José Freitas Campos.  

Também integram a lista de homenageados o Alecrim Futebol Clube e o blog Natal das Antigas.

História
O Alecrim em sua origem caracterizava-se, por ser uma região de pouca habitação, com granjas e casebres de taipas, constituindo ao passar do tempo, num núcleo habitacional formado por famílias humildes, em sua maioria imigrantes, em busca da sobrevivência. O nome, relata Cascudo (1999) tem sua origem no Alecrim, cultivado por uma bondosa senhora que ofertava um ramo desta planta a todos os cortejos fúnebres que passavam por sua porta. O bairro Alecrim, criado em 1911, teve seus limites oficializados em 1947.

por Caboré Locações Publicado em Notícias