Janaína Luciana de Medeiros está a frente do Geoparque Seridó há 14 anos, como diretora executiva, tem Mestrado em Turismo e é especialista em Gestão Pública Municipal. Seu trabalho junto ao Geoparque Seridó, inclui a autoria do Projeto “Os Cinco Sentidos do Geoparque Seridó” que estabelece uma conexão com os 5Gs do Geoparque: Geodiversidade, Geopatrimônio, Geoconservação, Geoturismo e Geoparque.
Diante desse protagonismo, Janaína está entre as finalistas do Prêmio Inspirar 2024, e você pode votar a partir do link indicado nesta matéria. O link para a votação https://forms.gle/1kPKNi56HQYSJDo27 A votação é até 11 de agosto e pode votar mais de uma vez.
O Prêmio Inspirar é uma realização do Instituto Neoenergia, com foco no desenvolvimento sustentável. A sua 4ª edição, vai contemplar lideranças femininas de iniciativas de arte e cultura realizadas nos Estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal, e algumas cidades do Rio de Janeiro (capital e Baixada Fluminense), São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Piauí.
“Eu gostaria de contar muito, com o voto de todos vocês, para trazermos esse prêmio para o Rio Grande do Norte, para o nosso Seridó. Desde já agradeço o carinho e o apoio de todos e vamos trazer mais esse reconhecimento para o nosso território, para o nosso Estado”, afirma Janaína.
O Geoparque Seridó abrange uma área com seis municípios do Seridó do RN, e recebeu reconhecimento oficial como território de importância mundial pela Unesco.
Duas Leis criadas pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, foram sancionadas pela governadora Fátima Bezerra (PT). A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (1º). A partir de agora, o Estado ganha o “Março Azul-Marinho”, mês dedicado à Campanha de prevenção e combate ao câncer colorretal. Além disso, também fica definido que o laudo médico que atesta o Diabetes Mellitus tipo 1 tenha prazo de validade indeterminado.
Segundo a Lei, durante o “Março Azul-Marinho”, será feita também uma campanha para conscientizar da importância da colonoscopia para auxiliar no diagnóstico precoce ao câncer de cólon e de intestino. O símbolo da ação será um laço na cor azul-marinho, e os objetivos são orientar a população sobre o tratamento, divulgar fatores que causam a doença e quais cuidados devem ser observados para diminuir as chances da doença, entre outras.
“A prevenção e o diagnóstico precoce, por meio da colonoscopia, são fundamentais para reduzir a incidência desses tumores, melhorar as chances de cura e preservar a qualidade de vida dos pacientes. A detecção precoce é crucial, uma vez que muitos cânceres colorretais se originam de lesões benignas removíveis durante o exame”, explica Ezequiel.
Sobre o Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1), a expectativa é que o atestado médico tenha prazo de validade indeterminado para todos os efeitos legais. O DM1 é uma doença crônica caracterizada pela incapacidade do pâncreas de produzir insulina, hormônio responsável por regular a glicose no sangue. Ou seja, a doença é uma condição de caráter autoimune e permanente, não podendo ser revertida ou curada.
“É crucial simplificar a vida dos pacientes com DM1, que lidam diariamente com os desafios da doença. Uma das maneiras de fazer isso é através da eliminação de barreiras administrativas que dificultam o acesso a tratamentos, serviços e benefícios”, disse Ezequiel na justificativa do projeto.
Na tarde desta quinta-feira (02), por volta das 14h30, o posto de combustíveis Laís, localizado em Currais Novos, foi palco de um assalto à mão armada. Dois indivíduos, utilizando uma motocicleta, chegaram ao local e, rapidamente, anunciaram o assalto, ameaçando os funcionários e clientes presentes.
De acordo com informações preliminares da Polícia Militar, os criminosos agiram de forma rápida e eficaz, levando uma quantia em dinheiro ainda não divulgada. Após a ação, os assaltantes fugiram em alta velocidade, tomando rumo desconhecido.
As autoridades policiais foram acionadas imediatamente e chegaram ao local poucos minutos após o ocorrido. Apesar da rapidez da resposta, até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito foi preso.
O posto de combustíveis Laís conta com um sistema de segurança equipado com câmeras de vigilância. As imagens capturadas pelos dispositivos estão agora sob a posse da polícia, que segue com as investigações na tentativa de identificar e localizar os responsáveis pelo crime.
A Polícia Militar pede para que qualquer informação que possa ajudar na captura dos assaltantes seja comunicada através do 190, garantindo o anonimato do denunciante.