
A

A
Um grupo de estudantes de Campinas, no interior paulista, desenvolveu um método de baixo custo para tratar água de cisternas no semi-árido brasileiro. O sistema, desenvolvido por três alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, produz cloro a partir da eletrólise – processo químico feito com eletricidade – de uma solução de água com sal.
O protótipo prevê ainda o uso de energia solar para o processo, contemplando comunidades que não só dependem da água da chuva, mas que também não tem acesso ao fornecimento de eletricidade.

A Polícia Militar de São Vicente, sempre pensando em levar segurança em todas as licalidades do munícipio, executa patrulhamento rural para garantir tranqüilidade para os agricultores. Inclusive o senhor Cícero Ribeiro morador da comunidade Sítio da Luiza, disse estar muito feliz com a presença da PM e agradeceu aos policiais, CB UBIRACI E SD ANDRÉ os quais já vem fazendo este trabalho rural na cidade há bastante tempo.
Vinte dias após a criação da pasta, no último dia 26 de fevereiro, o ministro Raul Jungmann ainda aguarda a aprovação do orçamento do Ministério da Segurança Pública, prometido para a semana que vem, informa o repórter Nilson Klava, da GloboNews.
“Não pode criar despesas por conta do teto. Tem que tirar de um lado para botar no outro, imagina o drama”, disse Jungmann.
A desembargadora Marília Castro Neves, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), afirmou no Facebook que a vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada na quarta-feira, estava “engajada com bandidos”. O comentário foi feito como resposta a uma postagem do advogado Paulo Nader, que chamou a parlamentar de “lutadora dos direitos humanos”.
“A questão é que a tal Marielle não era apenas uma ‘lutadora’; ela estava engajada com bandidos! Foi eleita pelo Comando Vermelho e descumpriu ‘compromissos’ assumidos com seus apoiadores”, escreveu a magistrada, que insinuou que a morte da vereadora foi consequência de cobrança de “dívidas”. “Qualquer outra coisa diversa é mimimi da esquerda tentando agregar valor a um cadáver tão comum quanto qualquer outro”, finalizou.
Agentes da Polícia Federal prenderam, neste sábado (17), o ex-subsecretário da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) Marcos Vinicius Lips, ao desembarcar no Aeroporto Internacional do Rio. A investigação contou com a participação do Ministério Público Estadual, do Ministério Público Federal e da Receita Federal.
Lips trabalhou na Seap com Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, preso na última terça-feira (13) durante a operação Pão Nosso, desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro que apura fraudes envolvendo contratos de alimentação para detentos do sistema carcerário do Estado. Lips estava em Miami, nos Estados Unidos e era considerado foragido pela polícia desde o dia da operação. De acordo com a defesa de Marcos Vinicius Lips, ele não estava foragido e agendou a volta ao Brasil porque estava sendo procurado.
A violência contra vereadores, ex-vereadores, prefeitos e ex-prefeitos resultou em pelo menos 40 mortes no Brasil na atual legislatura, segundo registros em reportagens do G1 publicadas entre 2017 e 2018
Nesta semana, a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) foi assassinada a tiros no Rio de Janeiro. Ela foi a 40ª vítima (veja lista com todos os casos ao final desta reportagem).
Além desses 40, o G1 também registrou no período os assassinatos de dois suplentes de vereador (Roberto da Conceição Margarido, de Itatiaia-RJ, e Ueliton Brizon, de Cacoal-RO) e um ex-vice-prefeito (José Roberto Soares Vieira, de Ourolândia-BA).
A morte de Marielle levou milhares de pessoas às ruas em todo o país em protestos contra o assassinato e a onda de violência na cidade. O Ministério Público avalia pedir a federalização das investigações. O governo federal diz que concentrará “todos os esforços” para identificar e prender os assassinos.
O PSOL, partido ao qual Marielle Franco era filiada, informou ter registrado, desde 2016, 24 mortes de pessoas ligadas a movimentos sociais (quilombolas, indígenas, sindicalistas, MST, etc.) em razão das atividades políticas desenvolvidas por elas.
Em 2016, somente no período eleitoral, a violência contra candidatos atingiu pelo menos 17 estados e levou a 28 mortes. À época, 25 mil militares das Forças Armadas foram destacados para fazer a segurança das eleições, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu à Polícia Federal que investigasse os crimes.
CBF divulgou na noite desta sexta-feira os detalhes das 12 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. A partida que vai abrir a competição será entre Cruzeiro e Grêmio, que vão se enfrentar no sábado (14 de abril), às 16h, no Mineirão. Na primeira rodada, haverá três jogos no sábado, cinco no domingo e dois na segunda-feira.
Campeão no ano passado, o Corinthians vai receber o Fluminense, às 16h do domingo, na reedição da partida que deu o título ao clube paulista. O jogo também fará parte da cerimônia oficial de abertura da competição que a CBF organiza.
Governo do Estado publicou no Diário Oficial deste sábado (17) o decreto que declara por mais 180 dias a Situação de Emergência pela Seca em 153 municípios do Rio Grande do Norte. O documento leva em consideração análises técnicas das áreas do Executivo que monitoram a questão da segurança hídrica no estado potiguar.
Esta é a 10ª vez consecutiva que o governo toma a medida. O objetivo é facilitar o trâmite dos processos que envolvem obras e serviços para minimizar os efeitos da seca, vivenciada pelos potiguares há seis anos, em razão das baixas precipitações pluviométricas.
Segundo os dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), os prejuízos monetários decorrentes da escassez hídrica resultam em perda de receitas da ordem de mais de R$ 4 bilhões ao ano, o que representa uma redução superior a 50% na contribuição do setor rural para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do RN.
Já o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), aponta uma situação “extremamente crítica” nos reservatórios. Dos 47 monitorados neste início de 2018, 17 já estão secos e 16 estão em volume morto.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, cada município é obrigado a fornecer informações sobre danos e prejuízos decorrentes da seca diretamente ao Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, por meio do preenchimento do Formulário de Informação de Desastre (Fide). O envio deste documento deverá ser realizado até o dia 19 de março, através da plataforma virtual do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). O atraso no envio implicará na exclusão do município do próximo decreto estadual de situação de emergência.
A comunicação de emergência evita atraso no reconhecimento federal e possibilita que haja nova liberação de recursos que ajudem na adoção de medidas que minimizem os efeitos da estiagem prolongada. Desde 2017 estão sendo empregados R$ 12,7 milhões pelo Ministério da Integração Nacional, para continuidade da Operação Vertente, que fornece água potável à população através de carros-pipa.


Segundo a jornalista Denise Santos, O governador Robinson Faria anunciou que estaria presente na solenidade de entrega de sementes e palmas aos agricultores da região, mas resolveu não participar do evento por falta de público.
Robinson Faria chegou as 8h30 em Currais Novos e passou pela feira livre e ao mercado público. Ao ser avisado pela assessoria que o evento não tinha público, o governador resolveu voltar a Natal.
Oficialmente foi dito que teria surgido um imprevisto e por isso o governador precisou voltar para a capital.