Em greve de 72 horas, petroleiros fazem ato em refinaria do RN

Petroleiros se concentram na entrada do ativo industrial da Petrobras em Guamaré, onde fica a Refinaria Clara Camarão (Foto: Alfredo Sérgio)Os petroleiros que atuam no Rio Grande do Norte começaram paralisação de 72 horas em pelo menos quatro pontos do estado, nesta quarta-feira (30). Entre os locais de protesto, está a refinaria Clara Camarão, que fica em Guamaré, a 140 quilômetros de Natal. Eles afirmam que ainda não foram notificados de uma decisão liminar do Tribunal Superior do Trabalhoque considerou a greve abusiva e proibiu os atos estipulando multa.

De acordo com a coordenação do sindicato, 100% dos petroleiros, sejam funcionários da Petrobras ou de empresas privadas, cruzaram os braços logo no início da manhã. O ato não prejudica diretamente a produção automatizada, mas os serviços que dependem de atuação humana direta devem ficar prejudicados.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Bloqueio dos caminhoneiros de Currais Novos está em desmanche

POR BLOG DO JOTA DANTAS – O bloqueio dos caminhoneiros que estava na BR 226, que liga Currais Novos a São Vicente, está sendo desmanchado na manhã desta quarta (30), como indicou um dos motoristas que estavam a frente da movimentação. “Nós começamos em paz e queremos encerrar da mesma forma”, disse ao nosso portal.

Além da BR, os motoristas também irão limpar alguns bloqueios que estavam em algumas estradas carroçáveis.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Em Touros, Governo lança Moradia Cidadã, unidades do Itep e Procon

O Governo inaugurou, na tarde desta terça (29), em Touros, o novo posto avançado do instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP-RN) de atendimento à população. Fruto de uma parceria entre a Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam) e o Itep, a iniciativa visa oferecer à população tourense o acesso, de forma gratuita, ao documento de Identidade.

O serviço será oferecido na Câmara Municipal e contará com a emissão de identidade, tanto de primeira via do documento quanto para idosos, ambas gratuitas por lei. A implantação dos serviços tem a estrutura e pessoal já existentes na Casa, que foram treinados para operar os sistemas do Itep.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Petroleiros iniciam greve de advertência

Já os petroleiros farão uma greve de advertência de 72 horas a partir de quarta-feira, 30. A advertência é de que só voltarão ao trabalho após ter sua inacreditável lista de demandas atendida: redução dos preços dos combustíveis, a manutenção dos empregos, a retomada da produção das refinarias, o fim das importações de derivados de petróleo, e a demissão de Pedro Parente da presidência da entidade.

Policiais de Currais Novos foram homenageados nacionalmente

Durante o encerramento do Seminário de comemoração de 20 anos do Proerd PMPB os policiais militares da 3 CIPM do RN CB Antoniony e ST Adaildo receberam a medalha de Mérito Educacional Zidane Arns que é concedida a militares e civis de outros Estados que colaboram para o desenvolvimento do programa naquele Estado.

Os dois policiais desde o ano 2013 se empenham para em nome do Centro de Treinamento DARE/PROERD da PMRN apoiar as ações de capacitação da nossa Co-irma.
Agradecemos ao Cmt Geral da PMPB Cel Euller e a coordenação do Proerd PMPB através da Cap Laura Coordenadora e da Cap Dayana pela indicação ao Mérito.
O Coordenador do programa no RN o Tenente Romão também será agraciado com a honraria.

Agradecemos ao Major Moacir, comandante de nossa companhia por acreditar no operacional e na prevenção.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Já existe comércio com as portas fechadas em Currais Novos

POR BLOG DO JOTA DANTAS – Em Currais Novos já existe estabelecimento comercial sem nenhuma mercadoria. Frutas, gás de cozinha estão zerados totalmente e água potável está praticante acabando. Alguns dos chamarizes estão sem poder fornecer para os carros que vendem de porta em porta.

Só um posto com combustível em Currais Novos

Na manhã desta terça (29), apenas o Posto Lais, da Avenida Sílvio Bezerra, estava com abastecimento. Uma fila gigantesca se formou para pegar as últimas gotas possíveis. Além dos combustíveis, o gás de cozinha também havia acabado na Terra da Xelita.

Currais Novos sem gás de cozinha

POR BLOG DO JOTA DANTAS – A cidade amanheceu nesta terça (29) sem gás de cozinha. Nenhuma empresa do segmento tem disponível em seu estoque. Segundo um dos empresários, a tendência é piorar a partir desta quarta com mais uma possível greve.

MPF apresenta ação contra José Agripino por propina em construção do Estádio Arena das Dunas

jajaO Ministério Público Federal (MPF) ingressou na Justiça Federal no Rio Grande do Norte com uma ação de improbidade administrativa contra o senador José Agripino Maia (DEM) e o empresário José Adelmário Pinheiro Filho, o “Léo Pinheiro”, ex-presidente da OAS. O processo trata do recebimento de quase R$ 1 milhão em propina, pelo parlamentar, em troca de auxílio à empreiteira, responsável pela construção do estádio Arena das Dunas. A obra foi erguida em Natal para a Copa de 2014 por um preço superfaturado em R$ 77 milhões.

Em razão do foro por prerrogativa de função, a denúncia contra o senador sobre o mesmo esquema teve de ser apresentada pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF), que em dezembro decidiu pelo seu recebimento (tornando-o réu sob acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro). Somente então os autos foram remetidos à Procuradoria da República no RN para as providências no âmbito civil da improbidade administrativa em primeira instância.

A ação de improbidade impetrada no Rio Grande do Norte pede a condenação dos dois réus por enriquecimento ilícito (artigo 9º, caput e inciso I, da Lei 8.429/1992), com a perda dos bens ou valores envolvidos (no total de R$ 904.224); perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos; pagamento de multa de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial; e proibição de contratar com o Poder Público, pelo prazo de dez anos.

Entre 2012 e 2014, José Agripino recebeu no mínimo R$ 654.224 por meio de depósitos fracionados em sua conta e, pelo menos, outros R$ 250 mil disfarçados em “doações eleitorais” ao Diretório Nacional do DEM, presidido por ele. Em sua delação, o doleiro Alberto Youssef confirmou ter enviado quantias em dinheiro a Natal (R$ 3 milhões entre 2011 e 2014), para atender a “interesses” da OAS, que na época só possuía o estádio como obra de grande porte no estado. Os depósitos para o senador foram exatamente em datas próximas à vinda dos emissários do doleiro.

Entrave – A principal atuação de Agripino em prol da empreiteira foi a ajuda dada na liberação de parcelas do financiamento do BNDES para a obra, em 2013. Naquele ano, essa liberação dependia de um aval do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) quanto ao projeto executivo da arena. Caso o tribunal apontasse sobrepreço ou superfaturamento, as parcelas seriam suspensas.

A OAS, no entanto, não havia apresentado ao TCE o projeto executivo completo e, dessa forma, não havia como o tribunal atestar a regularidade. Léo Pinheiro, então, solicitou a intervenção do senador e este chegou a reunir, em seu próprio apartamento, o relator do processo no TCE junto com representantes da empresa e do Governo do Estado.

O tribunal potiguar nada comunicou ao banco, nem ao Tribunal de Contas da União (TCU), e os repasses do financiamento continuaram ocorrendo normalmente. Somente em 2016 a área técnica do TCE-RN analisou os elementos apresentados pela OAS e constatou sobrepreço e superfaturamento totalizando R$ 77.532.187,35.

Relação – Durante a Operação Lava Jato, foram resgatadas mensagens trocadas entre o senador e o empresário tratando de encontros, troca de presentes e até mesmo a solicitação de uma aeronave para fins particulares pelo parlamentar. Os dados telefônicos comprovam 124 chamadas entre os dois, de 2012 a 2014. “Os elementos da investigação mostram que se tratava de relacionamento baseado em troca de favores e benefícios espúrios”, reforça o MPF.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Governo vai tirar de um bolso e subtrair de outro

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou nesta segunda-feira (28) que o governo pode ter que aumentar tributos para compensar uma parte da despesa que terá com a redução no valor diesel que foi anunciada para tentar pôr fim a greve dos caminhoneiros.

Com o objetivo de pôr fim à greve dos caminhoneiros, que chega nesta segunda ao oitavo dia e causa desabastecimento em todo o país, o presidente Michel Temer anunciou, no domingo, desconto de R$ 0,46 por litro de diesel por um período de 2 meses. Para chegar a esse desconto, o governo aceitou:

  • Bancar com dinheiro público a manutenção de um desconto de 10% no preço do diesel que havia sido anunciado pela Petrobras;
  • E zerar as alíquotas da Cide e do PIS-Cofins que incidem sobre o combustível.

Da redução de R$ 0,46 por litro de diesel, R$ 0,30 vierão da manutenção do desconto de 10% feito pela Petrobras. Os outros R$ 0,16, do corte da Cide e do PIS-Cofins.

Em entrevista à TV Globo, Guardia informou que a primeira medida vai custar R$ 9,5 bilhões aos cofres públicos. Os recursos para fazer frente a este gasto já estão previsto no Orçamento.

Entretanto, segundo o ministro, a perda de arrecadação com o corte da Cide e do PIS-Cofins pode ser compensada com o aumento de outros tributos.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Com farda de carteiros, bandidos assaltam agência dos Correios na Grande Natal

Vestidos com fardas de carteiros, três homens assaltaram a agência dos Correios da cidade de Extremoz, na Grande Natal. O crime aconteceu no início da manhã desta segunda-feira (28). Segundo a Polícia Militar, os bandidos ainda levaram a arma e o colete balístico de um vigilante, que foi rendido assim que chegou para trabalhar. Até o momento, ninguém foi preso.

As informações foram confirmadas pelo tenente Vinícius Oliveira, comandante da PM em Extremoz. Ainda de acordo com o oficial, os criminosos chegaram à agência por volta das 7h. Como estavam com a roupa típica dos carteiros, tiveram acesso ao prédio. Em seguida, renderam os funcionários e o vigilante, que chegou depois dos criminosos.

“Os assaltantes fugiram em um Fiat Uno de cor azul. Estamos fazendo buscas”, acrescentou o tenente.

O valor roubado não foi divulgado. O crime será investigado pela Polícia Federal.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Gasolina baixou nas refinarias

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (28) um novo reajuste no preço da gasolina nas refinarias. O preço do litro da gasolina cairá 2,8% a partir desta terça-feira (29), passando de R$ 2,0096 para R$ 1,9526.

Já o preço do diesel segue congelado em R$ 2,1016, conforme anteriormente anunciado. Apesar do novo anúncio de redução no preço da gasolina nas refinarias, o repasse do corte para o valor pago pelos consumidores nas bombas depende dos donos dos postos e pode demorar a chegar, uma vez que os protestos de caminhoneiros continua afetando a distribuição e o abastecimento no país, mesmo após anúncio do governo federald e novas medidas para por fim à paralisação.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Prefeitura de Currais Novos pagará desta quarta (30)

A Prefeitura Municipal de Currais Novos realiza nesta quarta-feira (30) o pagamento dos servidores municipais referente à este mês de maio. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças (SEMFIN), o valor total da folha é de R$ 2.081.673,21 (Dois milhões, oitenta e um mil, seiscentos e setenta e três reais e vinte e um centavos).

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Grave dos caminhoneiro afeta também internet, tv e telefonia

A greve dos caminhoneiros também causa reflexos nos serviços de telecomunicações. Devido à falta de combustível, as operadoras alertam que tarefas críticas, como as de manutenção de rede, poderão ser comprometidas. Além disso, se medidas emergenciais não forem tomadas, serviços de reparo não poderão ser realizados.

Nesse domingo (27), as operadoras encaminharam à Anatel uma solicitação para que a frota de veículos utilizada na manutenção das redes tenha prioridade no abastecimento. Pelo decreto 9.382, de 25 de maio de 2018, entre as ações previstas para a “garantia da lei e da ordem na desobstrução de vias públicas” estão as “medidas de proteção para infraestrutura considerada crítica”.

O SindiTelebrasil, que representa as empresas de telefonia móvel, declara ao Teletime que “as operadoras já suspenderam as novas instalações e a manutenção está mantida apenas onde é essencial”. O Convergência Digital também aponta que a falta de reparos poderá afetar órgãos com atividades essenciais, como hospitais, bombeiros e segurança pública, que poderão ter serviços de telefonia e internet suspensos.

No último sábado (26), a Claro enviou comunicado à imprensa informando que, “em razão da greve dos caminhoneiros, que bloqueia as principais rodovias do Brasil, causando desabastecimento de combustível, serviços de manutenção de rede e atendimento residencial aos assinantes da Claro Brasil podem ficar comprometidos”.

A paralisação chegou ao oitavo dia nesta segunda-feira (28), mesmo após um anúncio do presidente Michel Temer, que determinou uma redução de R$ 0,46 no litro do diesel por 60 dias, entre outras medidas, como informa o G1. Entidades que representam os caminhoneiros aprovaram as mudanças, mas pediram tempo para desmobilizar os motoristas parados. Os protestos ocorrem em 21 estados e no Distrito Federal.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Rodovias do RN continuam com pontos de bloqueio

BR-101, em Parnamirim, continua com trecho parcialmente bloqueado (Foto: Clayton Carvalho/Inter TV Cabugi)A Grande Natal começa a semana com a frota de ônibus reduzida por causa da greve dos caminhoneiros, que chega ao 8º dia seguido. Na capital, os postos de combustíveis foram reabastecidos no final de semana, mas em alguns ainda se formam filas. O abastecimento de gás de cozinha também está comprometido.

Nas BRs e rodovias estaduais ainda há vários pontos com bloqueios parciais. Os caminhoneiros exigem redução do preço do óleo diesel e aumento no valor do frete. Três entidades de caminhoneiros ouvidas pelo G1 nesta segunda-feira (28) dizem que aceitam a proposta feita pelo governo para encerrar a greve. Elas afirmam que estão comunicando os grevistas sobre o fim do movimento.

O presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Rio Grande do Norte, Thiago Rodan, disse que não pode dar um posicionamento sobre o fim ou a continuidade da paralisação porque eles não estão à frente do movimento, mas afirmou que “através da sondagem que o sindicato fez, as manifestações continuam”.

Segundo ele, o sindicato não está fazendo nenhum tipo de mobilização para bloqueio de rodovias e o movimento é espontâneo dos caminhoneiros. Apesar disso, ele afirmou os caminhoneiros não ficaram satisfeitos com a proposta apresentada pelo presidente Michel Temer neste domingo (27), pois a pauta de reivindicação tinha 14 itens e apenas 3 deles foram apreciados e atendidos.

por Caboré Locações Publicado em Notícias