Centro de Tecnologia Mineral foi inaugurado em Currais Novos

Numa cerimônia que reuniu diversas autoridades do Estado e da região na manhã desta segunda, 02, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN (Campus Currais Novos), realizou a inauguração do Centro de Tecnologia (CT) Mineral do Rio Grande do Norte.
A criação do Centro é uma iniciativa conjunta do IFRN com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da qualificação de espaços e da aquisição de equipamentos.

O Instituto Federal também contou com a parceria da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), além da Fundação Gorceix, da Universidade Federal de Ouro Preto.
O CT Mineral de Currais Novos recebeu um investimento de cerca de 7 milhões de reais para a construção e aquisição de equipamentos e é o 21º Centro deste tipo no Brasil, sendo o segundo da rede de Institutos Federais (IFRN e IFES) e, também, o segundo em todo o Nordeste. Com uma área de, aproximadamente, 800 m², o Centro potiguar abriga dois laboratórios de pesquisa, uma planta-piloto, uma área de preparação da amostra, seis salas incubadoras, cinco salas para grupos de pesquisa, sala de treinamento, além de um centro de gestão.

Para o Prefeito Odon Júnior, “é um momento de muita felicidade. Um grande marco para o nosso município, assim como foi a chegada do IFRN aqui. O CT Mineral será uma referência para o todo o país, colocando Currais Novos num patamar de extrema importância no setor da mineração”, disse o prefeito.
Ainda segundo Odon, está sendo discutido junto ao Reitor Professor Wyllys Farkatt, a criação de um parque tecnológico, com o objetivo de atrair novos investimentos no setor. “Essa tecnologia que é oferecida agora através do CT Mineral, vai agregar valor a produção mineral como um todo. Esperamos poder atrair novas indústrias, o que, certamente, irá gerar mais emprego e renda aqui no município”, concluiu Odon Júnior que na oportunidade também assinou a Portaria constituindo a Câmara Setorial da Indústria e Mineração de Currais Novos, que irá discutir com a iniciativa privada e empresários do setor mineral, alternativas para o desenvolvimento deste importante setor para economia de Currais Novos.
Participaram ainda da solenidade, a Senadora Zenaide Maia; o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado que neste ato representou a Governadora Fátima Bezerra; o Magnifico Reitor do IFRN, Professor Wyllys Farkatt; o Superintendente da FUNCERN, Jairo Santos; os vereadores Professor Rady Dias e Técia Leda, no ato representando a Câmara Municipal; secretários Municipais; docentes e alunos do Instituto Federal.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Deixe seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s