Odon se reuniu com os catadores sobre a coleta seletiva

coletaA criação da associação dos Catadores e a implementação da Coleta Seletiva em Currais Novos foi o assunto da reunião que aconteceu na manhã desta sexta, 13, no Gabinete do Palácio Raul Macedo.
A reunião contou com as presenças do prefeito Odon Júnior; do vice Anderson Alves; dos secretários Municipais Oliveira Neto e Jorian dos Santos; da gestora ambiental da Caritas Diocesana de Caicó, Paula Oliveira; além de representantes da futura associação dos catadores.
O projeto de coleta seletiva de lixo em Currais Novos está sendo trabalhado desde o início da atual gestão, com a preparação e formação de um grupo de catadores de materiais recicláveis, que irá agora tocar esse projeto tão importante para o nosso município, através da associação que receberá o nome de Recicla Currais Novos e será fundada já no próximo dia 27 de setembro.
“É uma forma de darmos essa importante contribuição, especialmente ao meio ambiente com a questão dos resíduos sólidos, mas também trazendo mais dignidade para essas pessoas que trabalham diretamente na separação do lixo e dos materiais recicláveis na nossa cidade”, afirma o prefeito Odon.
A Prefeitura, juntamente com sua equipe técnica e também com o apoio da Caritas Diocesana, vem fazendo o acompanhamento dos catadores e orientando esses profissionais, numa perspectiva de fortalecimento do associativismo e cooperativismo.
“O foco principal é levar para a categoria a importância do trabalho feito em conjunto e que todo material que for produzido na coleta seletiva que será implantada em breve, resultará na possibilidade da comercialização direta com as indústrias do setor, agregando valor e mais rendimentos para os trabalhadores”, disse o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Oliveira Neto.
CONTEXTUALIZANDO
A coleta seletiva é o recolhimento de resíduos que foram selecionados e separados conforme sua composição, origem e similaridades, tais como vidro, plástico, resíduos industriais, substâncias orgânicas, metais, lixo hospitalar e papel. Assim, um cidadão ou uma organização pode fazer a seleção e disponibilizar o material, para que a coleta seja realizada de modo adequado.
A reciclagem, por sua vez, é um processo de grande importância para o meio ambiente e para a indústria. Por meio dela, os materiais usados podem ser renovados e reinseridos na cadeia de produção, reduzindo o impacto nas duas pontas do sistema: diminui a necessidade de extrair mais recursos naturais e retira do meio ambiente aqueles materiais que demorariam anos ou até séculos para se decompor.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Deixe seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s