Assembleia Legislativa discutiu abastecimento do Trairi

trairi e potengiA Assembleia Legislativa discutiu, na tarde desta terça-feira (3), alternativas para o abastecimento de água na região do Trairi do Rio Grande do Norte. O foco da audiência pública, proposta pelo deputado Tomba Farias (PSDB), foi a adutora Monsenhor Expedito. O parlamentar e os participantes do encontro cobraram a realização de uma discussão conjunta entre gestores para se chegar a um melhor aproveitamento da água da adutora.

A adutora Monsenhor Expedito foi construída em 1998 e, inicialmente, o foco era abastecer 10 cidades. Contudo, atualmente, ela é responsável pelo abastecimento de água em 30 cidades, o correspondente a 278.653 habitantes, segundo estimativa do IBGE de 2017. A adutora impulsiona água a partir da Lagoa do Bonfim e de 19 poços tubulares, através de 28 Estações Elevatórias posicionadas ao longo de uma malha de adutoras de 430km de extensão total. Atualmente, a capacidade é considerada baixa e os participantes da audiência cobram ações para melhorar o abastecimento.

De acordo com o deputado Tomba Farias, são comuns episódios de falta de água na região, inclusive em Santa Cruz, que é a principal cidade da região. De acordo com ele, o crescimento da população do município, assim como da circulação de turistas no local, aumentaram a demanda de água, o que atrapalha ainda mais a situação na cidade.

“Santa Cruz é uma das cidades que mais cresce no Rio Grande do Norte e tem população flutuante devido às universidades, turismo e até pessoas de cidades vizinhas que circulam por lá. Para se ter uma ideia, são 820 leitos em hotéis e, com o aumento no calor, o consumo é ainda maior. Não é problema de gestão, e sim que houve um aumento significativo no consumo de água e, com a seca, precisa distribuir para outras regiões, favorecendo o desabastecimento. Precisamos de uma alternativa”, disse Tomba Farias.

Também participando do debate, o deputado Ubaldo Fernandes (PL) falou sobre a necessidade de se chegar a uma solução para o problema de abastecimento, seja através de melhoria na gestão dos recursos hídricos, ou através de ampliação e melhorias na adutora.

“A adutora tinha uma capacidade de abastecer um número muito menor de pessoas. As cidades cresceram e outras cidades passaram a integrar e, por isso, a capacidade foi obstruída. É necessário que se tenha uma solução. A Caern tem quadros para conseguir chegar a uma solução, seja para ampliar ou construir uma nova adutora. Vamos buscar uma alternativa”, disse Ubaldo Fernandes.

No debate, diversos prefeitos falaram sobre a situação de suas cidades. Chefe do Executivo de Japi, Jodoval Pontes relatou que a cidade, que possui 7 mil habitantes, enfrenta constantemente a falta de água. Segundo ele, apesar da situação ter melhorado, é importante que uma medida para sanar o problema do desabastecimento seja tomada.

“Tivemos com a Caern na gestão passada, melhorou muito, mas ainda deixa a desejar. Precisamos que sejam feitos os novos ajustes e atendamos à população”, disse o prefeito.

Participando da discussão, o engenheiro Celso Veiga, que atuou durante a construção da adutora, disse que estado tem os mecanismos começar a atacar o problema sem gastos. “Estamos diante de um problema de gestão”, acredita o engenheiro. Após argumentar que as cidades cresceram e a demanda cresceu depois de 21 anos da construção, Veiga sugere que os gestores da cidades, a Companhia de Águas do Rio Grande do Norte (Caern) e a o Igarn conduzam o processo para solucionar o caso.

“É preciso estabelecer as cotas de cada cidade. Serão cotas com sacrifício. Estamos carentes de água, o conflito de água existe no mundo todo. Não é só problema de engenharia. É financeiro, econômico e, antes de tudo, de entendimento. Todas as ligações que foram feitas foram estudadas. A adutora suporta, mas em uma operação ideal. Será que não está sendo realizada da forma correta? É preciso sentar e discutir”, sugeriu o engenheiro.

Gestores da Caern participaram do debate e responderam aos questionamentos dos prefeitos, colocando-se à disposição para os esclarecimentos e para tratar de alternativas ao problema, que eles ressaltaram não ser responsabilidade exclusiva da Caern.

“Todas as pessoas envolvidas no processo estão aqui e estarão presentes sempre que vocês precisarem. Sei que existe uma pressão grande, mas estamos sempre dispostos a conversar com vocês sobre a situação. A Caern é parceira de todos. Usem a água de forma sustentável, é um conselho que damos sempre”, disse o diretor de Operações da Caern, Tiago Índio.

Ao fim da reunião, o deputado Tomba Farias garantiu que vai pedir auxílio da bancada de parlamentares do Rio Grande do Norte. “Eu me comprometo a buscar todos para que, juntos, possamos solucionar o caso do abastecimento na região”, disse o deputado.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Governo intensifica o Programa de Enfrentamento à Violência de gênero com a reativação do CEAV

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte por intermédio da Secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) reativa o Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres (CEAV).
A composição do CEAV está orientada pelas Leis Complementares nº 356 (19/12/2007) – que trata da violência doméstica e familiar contra a mulher e nº 456 (08/09/2011) que altera a primeira.
O Comitê é um instrumento fundamental para o enfrentamento à violência de gênero sendo uma das ferramentas que integram o Programa de Enfrentamento à Violência, prioritário para o governo do estado, fazendo a intersetorialidade entre todos os órgãos de governo, demais poderes, instituições e  representantes da sociedade civil organizada em intersetorialidade e interdisciplinaridade com o objetivo de enfrentar a violência e de construir políticas públicas, garantindo o fortalecimento da rede de proteção à mulher, coibindo a violência de gênero.
Também na perspectiva do enfrentamento à violência de gênero, no dia 29 de novembro de 2019,  foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) para a Regulamentação da Lei no. 10.097/2016 (Patrulha Maria da Penha), com a participação da Subsecretaria de Políticas para Mulheres (SEMJIDH/SPM), Tribunal de Justiça (TJ/RN), Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM), Polícia Mililar (PM/RN), 72ª DmJ, Ministério Público/RN (CAOP Criminal).
A SEMJIDH participou, ainda em novembro (18),  da III Jornada de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, em Currais Novos, com a oficina para membros do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e para a Rede de Proteção às Mulheres daquele município.
A reativação do Comitê ocorrerá em cerimônia no próximo dia 04 de dezembro, às 14 horas, no auditório da Governadoria, com a presença das entidades da sociedade civil que foram escolhidas em recente processo conduzido pela Secretaria de estado, que tem na sua pasta a responsabilidade de conduzir e promover a atuação dos órgãos colegiados em defesa dos segmentos vulnerabilizados da sociedade potiguar.

EXPEDIENTE
Evento: quarta-feira, 04 de dezembro, às 14 horas
Data e horário: 14 horas
Local: auditório da Governadoria

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Colisão foi registrada na RN 041

acid

POR BLOG DO JOTA DANTAS – Por volta de 08h da manhã desta terça, foi registrado um acidente na RN 041, tipo colisão posterior, envolvendo um Fiat Siena, de placas OJV 9677, dirigido por José Augusto, residente em Currais Novos e um Gol de cor prata, de placas NNP 3409, conduzido por Manoel Ribeiro Neto, residente na cidade de Santa Cruz.

Essa colisão se deu devido aos carros parados na via, onde havia acontecido um capotamento anteriormente e por descuido, mais essa colisão foi registrada.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Capotamento foi registrado em Lagoa Nova

capotamentoPOR BLOG DO JOTA DANTAS – Por volta de 08h desta terça (03), na RN 041, um capotamento registrado, onde uma Pajero 4×4 de placa QGF 4353 dirigida por José Aurélio, que é médico e ia atender em uma comunidade rural de Lagoa Nova, capotou. Uma viatura do 2º GPRE foi ao local para prestar assistência e registrar o sinistro.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Mulher de 73 anos foi encontrada sem vida em Currais Novos

POR BLOG DO JOTA DANTAS – Uma senhora de 73 anos, identificada a princípio por Francisca Fernandes, foi encontrado sem vida em sua residencia, nesta segunda (02) na comunidade Malhada de Dentro, no município de Currais Novos. Segundo a policia, aparentemente foi morte natural.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Homem foi encontrado morto na cidade de Bodó

POR BLOG DO JOTA DANTAS – Por volta de 13h desta segunda (02), foi encontrado sem vida, a pessoa de José Teilson da Silva, de 44 anos, que residia na Rua Manoel Francisco Xavier, Centro de Bodó. Ele tinha problemas de alcoolismo e o corpo foi encaminhado ao SVO. Segundo a PM, não havia marcas de violência no local.

 

 

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Homem de 30 anos foi preso acusado de estupro em São Vicente

POR BLOG DO JOTA DANTAS – Um homem de 30 anos foi preso na manhã desta segunda (02), quando estava em sua residencia. Ele foi acusado de estuprar uma adolescente na cidade de São Vicente noite anterior.

Segundo consta a denuncia, a família da adolescente vinha de uma confraternização e a jovem havia ingerido bebida alcoólica, e nesse momento o acusado deu uma carona até a casa da vítima e lá se aproveitou da menor, que segundo relatos estava inconsciente. E este ato foi flagrado pelos próprios familiares.

Desta forma, a família acionou a Policia Militar, que começou as investigações, que culminou com a prisão do mesmo, onde foi encaminhado a delegacia de plantão de Caicó e foi autuado em flagrante pelo crime de estupro.

Segundo o acusado, ele teve o consentimento da vítima e que inclusive tem uma conversa registrada no celular dele, que foi apreendido pela policia.

 

por Caboré Locações Publicado em Notícias