Um caso chocou a pequena cidade de São Vicente/RN nessa segunda-feira (13). Um homem de 46 anos de idade identificado como JOSEILTON ARAÚJO DE LIMA, que tinha vários problemas graves de saúde, entre eles de coração, foi encontrado sem vida dentro de sua residência vítima de morte natural.
A Polícia Militar foi acionada por volta de meio dia, pela irmã da vítima, que relatou os problemas de saúde do irmão e que não conseguia falar com o mesmo a cerca de 24 horas.
A guarnição se dirigiu ao endereço citado e como ninguém tinha as chaves do imóvel foi necessário arrombar o portão e a porta da residência, onde a vítima foi encontrada deitada em uma rede.
Daí para frente começo uma luta para conseguir fazer os procedimentos de remoção do corpo.
Primeiro foi acionada a Polícia Civil que relatou não atender esse tipo de ocorrência por se tratar de morte natural.
Logo depois tentou-se acionar o ITEP que também alegou o mesmo motivo e se recusou atender.
Em seguida os Policiais entraram em contato com os 2 médicos que atendiam na cidade de São Vicente, um na unidade Mista de saúde, o outro no posto comunitário que atendia a vítima, ambos se recusaram a ir ao local do sinistro e realizar os procedimentos.
Já por volta das 16 horas, 4 horas após ser acionado, os Policiais junto com os familiares da vítima conseguiram acionar uma funerária, a qual a família da vítima tinha plano funerário, porém eles não podiam mexer no corpo só com um encaminhamento de um médico para o SVO ( serviço de verificação de óbito).
Por volta das 17 horas o documento foi emitido e as 17h30 o corpo foi removido pelos agentes funerários, após mais de 5 horas de espera.
Esse não foi o único caso registrado na região, sempre que tem casos de morte natural existe essa dificuldade de realizar os procedimentos, com vários relatos semelhantes.
Fica a reflexão sobre essa situação que com certeza não será a última.
CN POLÍCIA
