Armas caseiras apreendidas no RN levantam suspeita sobre possível fábrica clandestina ligada ao crime organizado

Sequência de apreensões de armamentos artesanais em Natal e Mossoró reforça indícios de uma possível linha de produção criminosa em atividade no estado

As constantes apreensões de armas de fabricação caseira realizadas pelas forças de segurança do Rio Grande do Norte vêm acendendo um alerta preocupante sobre a possível existência de uma fábrica clandestina de armamentos ligada ao crime organizado atuando no estado.

Nos últimos meses, policiais militares têm encontrado com frequência armas artesanais em operações contra o tráfico de drogas e facções criminosas, principalmente em áreas urbanas de Natal e Mossoró.

Na ocorrência mais recente, registrada nesta terça-feira (19), policiais da Força Tática do 4º BPM apreenderam uma espingarda calibre 12 de fabricação artesanal durante uma ação no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal. O armamento estava em posse de um homem de 20 anos suspeito de tráfico de drogas.

Além da arma, os militares também encontraram porções de maconha, cocaína, balança de precisão, munições calibre 12 e dinheiro fracionado.

Um dia antes, em Mossoró, equipes da ROCAM do 2º BPM localizaram materiais ligados ao tráfico e possível armamento escondidos em um imóvel utilizado frequentemente por um suspeito que conseguiu fugir antes da chegada da polícia.

Embora as espingardas artesanais calibre 12 sejam consideradas modelos mais rudimentares, elas representam alto poder destrutivo e vêm aparecendo cada vez mais nas mãos de criminosos.

O que mais chama atenção das autoridades e da população é o padrão observado nas apreensões realizadas nos últimos anos.

Em 2025, diversas operações resultaram na apreensão de revólveres calibre 38 artesanais com características praticamente idênticas, levantando suspeitas sobre uma possível linha de produção organizada. Os modelos possuíam acabamento semelhante, estrutura padronizada e mecanismos muito parecidos, indicando possível fabricação em série.

Além disso, também já foram apreendidas submetralhadoras produzidas com tecnologia de impressão 3D, ampliando a preocupação sobre o avanço tecnológico utilizado pelo crime organizado na fabricação de armas ilegais.

Relatos extraoficiais apontam que essa possível estrutura clandestina poderia estar instalada na Zona Oeste de Natal, funcionando de forma semelhante a uma “metalúrgica” ou oficina improvisada para produção de armamentos. No entanto, até o momento, nenhuma informação foi oficialmente confirmada pelas autoridades.

Também não há, até agora, confirmação pública sobre uma investigação específica voltada exclusivamente para identificar a origem dessas armas artesanais.

Mesmo sem confirmação oficial, especialistas da área de segurança observam que o aumento significativo desse tipo de armamento nas ruas fortalece a hipótese da existência de pontos de fabricação clandestina operando dentro do estado.

A crescente circulação dessas armas preocupa não apenas pelo fortalecimento das facções criminosas, mas também pelo risco direto à população e aos próprios agentes de segurança pública, que podem acabar sendo vítimas de armamentos improvisados, porém extremamente letais.

A principal pergunta que permanece sem resposta é: onde estaria funcionando essa possível fábrica de armas do crime organizado no Rio Grande do Norte?

PORTAL BO.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Deixe seu comentário!