Seis juízes potiguares recebem proteção especial atualmente por causa de riscos gerados pelo trabalho, confirma o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. De acordo com a instituição, tratam-se de “ameaças veladas, eventualmente de morte”. Todos os magistrados são da ativa.
O reforço na segurança dos juízes é feito pelo próprio tribunal, após pedido feito pelo profissional meio de ofício, telefone ou mesmo pessoalmente. Questionado, porém, quanto é investido no aparato extra de segurança, o judiciário estadual informou apenas que os custos são variáveis e “referem-se à locação de veículos, pagamento de diárias operacionais e combustível”.
O Tribunal do Trabalho e a Justiça Federal do Estado negam ter juízes nessas circunstâncias.
Um estudo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgado em maio identificou 110 magistrados sob ameaça no país, ao longo do ano passado. Em 97% dos casos, ainda conforme o CNJ, o desempenho profissional dos juízes tem relação com ameaça.
Como a Justiça brasileira tem cerca 18 mil membros, uma média de seis juízes, em cada mil, receberam algum tipo de ameaça em 2017. Ainda de acordo com a pesquisa, a pessoa responsável pela potencial agressão é conhecida do magistrado em 65% das situações.
Para fazer o levantamento, um questionário foi aplicado pelo CNJ entre setembro e novembro do ano passado nos tribunais do país. O objetivo era mapear a estrutura da segurança institucional do Poder Judiciário.
Para entrarem na categoria de ameaçados, 110 magistrados relataram ao CNJ casos de intimidação, que provocaram a Justiça a tomar providências de segurança.
POR BLOG DO JOTA DANTAS – A Policia Militar de São Vicente localizou no Sítio Umarizeiro, uma Moto Fan, de cor vermelha, de placa MNF 3776, que havia sido roubada. Após a localização do veículo, os policiais deram seguimento na busca de informação do proprietário. Não é a primeira vez que a PM de São Vicente vem mostrando serviços de excelente qualidade, tanto no tocante ao combate ao crime, como na elucidação dos delitos.
A população cerrocoraense em especial do Bairro Tancredo Neves, depois de muitos anos solicitando uma melhor iluminação para a parede do açude Eloi de Souza, agora é atendida. A prefeita Graça Oliveira cumpre com todo carinho e responsabilidade mais um compromisso com o Bairro e população, renovando toda iluminação, dando mais segurança e visibilidade aos pedestres e todos que ali trafegam. A população só agradece…É uma felicidade, relatou o Vereador
Um dentista potiguar e um português que morava há 14 anos no Brasil morreram vítimas de um acidente envolvendo dois carros no final da tarde deste domingo (3). A colisão aconteceu na BR-226 no município de Santa Cruz, na região Trairi do Rio Grande do Norte.
POR BLOG DO JOTA DANTAS – Após salve geral de marginais de uma Facção Criminosa, na manhã deste sábado (02), dois criminosos de aproximadamente 20 anos, que estavam em uma moto vermelha, efetuaram cerca de 05 cinco disparos de arma de fogo na cabeça do policial Kelves Freitas de Brito. Em seguida os bandidos fugiram sentido Rei do Caldo.