Galeno Torquato relata problemas no Hospital Maria Alice Fernandes

Primeiro orador na sessão plenária desta quarta-feira (11), o deputado Galeno Torquato (PSDB) relatou os problemas que afetam o funcionamento do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, constados durante visita da Comissão de Saúde na manhã de hoje.
 
Galeno afirmou que os membros da Comissão de Saúde, a qual preside, foram procurados por médicos daquela unidade de saúde a fim de que fosse feito um projeto de lei para homenagear Dra. Graça Borges, dando seu nome à unidade de saúde. A cirurgiã pediátrica que dedicou sua vida ao hospital faleceu em 2021 vitimada pela Covid.
 
“Fomos visitar o hospital e vimos o sentimento de mudança, através de depoimentos do abaixo-assinado e o relato da trajetória de Dra. Graça Borges, mas também encontramos um hospital defasado, com sua infraestrutura praticamente destruída”, lamentou o deputado.
 
Galeno citou que o teto da urgência e emergência desabou e durante os serviços de recuperação, este atendimento está sendo realizado na UTI neonatal. “Além disso o almoxarifado está há cinco anos com uma reforma, com insumos da obra nos corredores, UTI sem funcionar com equipamentos parados. São respiradores e berços aquecidos que eram para estar funcionando”, destacou o parlamentar.
 
“Visitamos também os leitos de UTI pediátrica que eram para dar suporte, mas está dando suporte para a área Covid. Vimos mais uma vez o descaso da Sesap à frente daquele hospital, de médio porte, que antigamente sua porta era aberta e hoje atende apenas por regulação, fazendo poucas cirurgias eletivas e prejudicando a pediatria do RN, principalmente das pessoas mais carentes”, afirmou o deputado.
 
O parlamentar afirmou que a Comissão de Saúde irá provocar a Secretaria Estadual de Saúde para que sejam feitos os serviços de recuperação da urgência e emergência. “Vamos solicitar que a Sesap implante os leitos de UTI, que possa agilizar as obras do almoxarifado e que a UTI pediátrica sirva como um suporte àquele hospital que atende crianças carentes, não só da zona Norte ou de Natal, mas de todo o RN”, finalizou.
 

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Deixe seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s