O ex-prefeito de Currais Novos e pré-candidato a deputado federal, Odon Júnior, projetou a eleição de três nomes do partido para a Câmara Federal, nas eleições de outubro. Ele também comentou a disputa interna pela consolidação das candidaturas e comentou o posicionamento do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, nas conversas com a base governista. As declarações foram concedidas durante o programa Dê o Play, da Jovem Pan Natal, nesta quarta-feira (10).
Segundo ele, o grupo tem como foco colocar mais nomes progressistas no Congresso, dando sustentação a agenda política do governo federal, representado pelo presidente Lula.
“Qual é a visão da nossa federação? A gente tem uma meta nacional, que é o que? Ampliar a bancada progressista na Câmara Federal e a gente entende que a soma de todos vai fazer com que a gente alcance esse objetivo de eleger três, ou se todo mundo surpreender, ampliar sua meta, né, chegar a quatro, como o PL chegou nas eleições passadas”, disse.
Sobre as definições das candidaturas, ele afirmou que as decisões serão tomadas internamente em alguns dias ou semanas. Odon ponderou ainda que, apesar do processo prever critérios como as correntes do próprio partido e o desempenho nas pesquisas eleitorais, as decisões devem ocorrer pelo diálogo.
“Eu acho que isso vai ser resolvido na política, na política é o que? O diálogo, na construção coletiva de chegar num entendimento, numa saída, para não precisar nem ir para voto, né, nem estabelecer critérios para uma definição como essa”, disse.
Articulações com Ezequiel Ferreira
Sobre as conversas entre Ezequiel e o grupo do pré-candidato ao governo Cadu Xavier (PT), Odon afirmou que a possível consolidação dessa aliança será benéfica, visando as eleições.
“A gente vê hoje que esse debate está acontecendo no andar de cima, né, direção do PSB, direção do PT, governadora, Ezequiel, né, o núcleo ali. A gente emite as nossas opiniões. Eu acho que se ele vir é importante, né, para fortalecer a pré-candidatura de Cadu Xavier, vem a fortalecer a base”, disse.
Questionado sobre a postura de Ezequiel, o ex-prefeito de Currais Novos considerou a cautela de Ezequiel como natural, considerando o seu histórico nas relações políticas.
“Ezequiel tem uma frase que diz: “Quem fala por Ezequiel é Ezequiel”, né? Mas a gente fica analisando as definições que ele tomou nas últimas eleições, como ele vem se portando. Ele sempre deixa, né, para uma reta final, para ter uma definição. “, disse.
98fm
