Policiais Civis do RN realizam mais de 80 prisões em uma semana

No período de 12 a 18 de março, os Policiais Civis do Rio Grande do Norte realizaram mais de 80 prisões, em diferentes cidades e por vários tipos de crimes. Armas e drogas também foram apreendidas, bem como veículos recuperados.

Essas ações fazem parte da rotina de trabalho dos Agentes e Escrivães e também são resultado da Operação Knock Down, realizada na quinta-feira, dia 15, na qual foram efetuadas 71 prisões.

Algumas das prisões e apreensões estão catalogadas na 6ª edição do programa “Policiais Civis em Foco”, criado pelo SINPOL-RN para destacar a importância do trabalho realizado semanalmente em todo o Estado.

Toda segunda-feira é publicado o balanço das ações no RN. O trabalho de produção dos vídeos e fotos tem sido feito pelos próprios Policiais Civis, que repassam o material para edição do SINPOL-RN.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Quase R$ 2 milhões em ecstasy e LSD são apreendidos na PB, diz PF

A Polícia Federal apreendeu, na tarde desta segunda-feira (19), quase R$ 2 milhões em drogas sintéticas, na Paraíba. A apreensão e prisão do suspeito foi realizada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF, que flagrou um homem recebendo três encomendas, via postal, contendo as drogas.
Segundo a assessoria do órgão, foram apreendidos micropontos de LSD e comprimidos de ecstasy. A quantidade exata de droga encontrada ainda está sendo contabilizada. A Polícia Federal não informou em que cidade a apreensão foi feita.
O suspeito vai ser autuado pelo crime de tráfico de drogas e, após audiência de custódia, deve ser encaminhado para a Penitenciária de Segurança Máxima Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes, o presídio do PB1.
G1/PB
por Caboré Locações Publicado em Notícias

Governador tomou café no mercado público de Currais Novos

O Governador Robson Faria tomou café no último sábado (17) no mercado público de Currais Novos. Durante a manhã ele caminhou na feira e cumprimentou as pessoas. Contudo durante essa caminhada, alguns populares ameaçaram vaiar o governador da “segurança”.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Vazão é pequena para abastecer a cidade de Currais Novos, diz diretor

O Blog conversou com o diretor local da CAERN Adelson Santos, que nos informou sobre o abastecimento do setor 3 até possivelmente ás 17h do dia 20 de março. Segundo Adelson, a vazão que vem através da Adutora de Engate Rápido é pequena para abastecer a cidade e que as reclamações são constantes e infelizmente não a nada o que fazer por parte da CAERN.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

ABC conquista título estadual após tropeço do América

ABC campeao.jpgO ABC conquistou o tricampeonato potiguar neste domingo, sem entrar em campo. O Alvinegro garantiu o título por não poder ser mais alcançado pelo América-RN na classificação – o Alvirrubro perdeu por 2 a 1 para o Santa Cruz de Natal. A equipe do técnico Ranielle Ribeiro ganhou os dois turnos e assegurou de forma direta, sem a necessidade de finais, o 55º título estadual do clube, ampliando a marca de maior campeão do Brasil. O ABC é também o primeiro campeão estadual do Brasil em 2018.

Para comemorar a conquista, assim que acabou a partida do América-RN, o perfil oficial do ABC nas redes sociais postou imagem em que os jogadores do rival fazem gesto com o número 3. Isto aconteceu após a vitória por 3 a 0 no primeiro turno, no vestiário da Arena das Dunas.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Estudantes do ensino médio desenvolvem método para purificar água no semi-árido

Um grupo de estudantes de Campinas, no interior paulista, desenvolveu um método de baixo custo para tratar água de cisternas no semi-árido brasileiro. O sistema, desenvolvido por três alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, produz cloro a partir da eletrólise – processo químico feito com eletricidade – de uma solução de água com sal.

O protótipo prevê ainda o uso de energia solar para o processo, contemplando comunidades que não só dependem da água da chuva, mas que também não tem acesso ao fornecimento de eletricidade.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Orçamento da Segurança deve ser aprovado próxima semana

Vinte dias após a criação da pasta, no último dia 26 de fevereiro, o ministro Raul Jungmann ainda aguarda a aprovação do orçamento do Ministério da Segurança Pública, prometido para a semana que vem, informa o repórter Nilson Klava, da GloboNews.

“Não pode criar despesas por conta do teto. Tem que tirar de um lado para botar no outro, imagina o drama”, disse Jungmann.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Desembargadora diz que vereadora morta teve campanha financiada pelo comando vermelho

A desembargadora Marília Castro Neves, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), afirmou no Facebook que a vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada na quarta-feira, estava “engajada com bandidos”. O comentário foi feito como resposta a uma postagem do advogado Paulo Nader, que chamou a parlamentar de “lutadora dos direitos humanos”.

“A questão é que a tal Marielle não era apenas uma ‘lutadora’; ela estava engajada com bandidos! Foi eleita pelo Comando Vermelho e descumpriu ‘compromissos’ assumidos com seus apoiadores”, escreveu a magistrada, que insinuou que a morte da vereadora foi consequência de cobrança de “dívidas”. “Qualquer outra coisa diversa é mimimi da esquerda tentando agregar valor a um cadáver tão comum quanto qualquer outro”, finalizou.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Subsecretário do RJ investigado na Operação Pão Nosso é preso pela PF no Galeão

Agentes da Polícia Federal prenderam, neste sábado (17), o ex-subsecretário da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) Marcos Vinicius Lips, ao desembarcar no Aeroporto Internacional do Rio. A investigação contou com a participação do Ministério Público Estadual, do Ministério Público Federal e da Receita Federal.

Lips trabalhou na Seap com Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, preso na última terça-feira (13) durante a operação Pão Nosso, desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro que apura fraudes envolvendo contratos de alimentação para detentos do sistema carcerário do Estado. Lips estava em Miami, nos Estados Unidos e era considerado foragido pela polícia desde o dia da operação. De acordo com a defesa de Marcos Vinicius Lips, ele não estava foragido e agendou a volta ao Brasil porque estava sendo procurado.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Estão matando prefeitos e vereadores

A violência contra vereadores, ex-vereadores, prefeitos e ex-prefeitos resultou em pelo menos 40 mortes no Brasil na atual legislatura, segundo registros em reportagens do G1 publicadas entre 2017 e 2018

Nesta semana, a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) foi assassinada a tiros no Rio de Janeiro. Ela foi a 40ª vítima (veja lista com todos os casos ao final desta reportagem).

Além desses 40, o G1 também registrou no período os assassinatos de dois suplentes de vereador (Roberto da Conceição Margarido, de Itatiaia-RJ, e Ueliton Brizon, de Cacoal-RO) e um ex-vice-prefeito (José Roberto Soares Vieira, de Ourolândia-BA).

A morte de Marielle levou milhares de pessoas às ruas em todo o país em protestos contra o assassinato e a onda de violência na cidade. O Ministério Público avalia pedir a federalização das investigações. O governo federal diz que concentrará “todos os esforços” para identificar e prender os assassinos.

O PSOL, partido ao qual Marielle Franco era filiada, informou ter registrado, desde 2016, 24 mortes de pessoas ligadas a movimentos sociais (quilombolas, indígenas, sindicalistas, MST, etc.) em razão das atividades políticas desenvolvidas por elas.

Em 2016, somente no período eleitoral, a violência contra candidatos atingiu pelo menos 17 estados e levou a 28 mortes. À época, 25 mil militares das Forças Armadas foram destacados para fazer a segurança das eleições, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu à Polícia Federal que investigasse os crimes.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Brasileirão começa dia 14 de Abril

CBF divulgou na noite desta sexta-feira os detalhes das 12 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. A partida que vai abrir a competição será entre Cruzeiro e Grêmio, que vão se enfrentar no sábado (14 de abril), às 16h, no Mineirão. Na primeira rodada, haverá três jogos no sábado, cinco no domingo e dois na segunda-feira.

Campeão no ano passado, o Corinthians vai receber o Fluminense, às 16h do domingo, na reedição da partida que deu o título ao clube paulista. O jogo também fará parte da cerimônia oficial de abertura da competição que a CBF organiza.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Governo renova pela 10ª vez situação de emergência pela seca em 153 municípios do RN

Açude Rio da Pedra, em Santana do Matos, está praticamente seco por causa da longa estiagem (Foto: Anderson Barbosa/G1)Governo do Estado publicou no Diário Oficial deste sábado (17) o decreto que declara por mais 180 dias a Situação de Emergência pela Seca em 153 municípios do Rio Grande do Norte. O documento leva em consideração análises técnicas das áreas do Executivo que monitoram a questão da segurança hídrica no estado potiguar.

Esta é a 10ª vez consecutiva que o governo toma a medida. O objetivo é facilitar o trâmite dos processos que envolvem obras e serviços para minimizar os efeitos da seca, vivenciada pelos potiguares há seis anos, em razão das baixas precipitações pluviométricas.

Segundo os dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), os prejuízos monetários decorrentes da escassez hídrica resultam em perda de receitas da ordem de mais de R$ 4 bilhões ao ano, o que representa uma redução superior a 50% na contribuição do setor rural para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do RN.

Já o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), aponta uma situação “extremamente crítica” nos reservatórios. Dos 47 monitorados neste início de 2018, 17 já estão secos e 16 estão em volume morto.

Municípios

De acordo com a Defesa Civil Estadual, cada município é obrigado a fornecer informações sobre danos e prejuízos decorrentes da seca diretamente ao Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, por meio do preenchimento do Formulário de Informação de Desastre (Fide). O envio deste documento deverá ser realizado até o dia 19 de março, através da plataforma virtual do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). O atraso no envio implicará na exclusão do município do próximo decreto estadual de situação de emergência.

A comunicação de emergência evita atraso no reconhecimento federal e possibilita que haja nova liberação de recursos que ajudem na adoção de medidas que minimizem os efeitos da estiagem prolongada. Desde 2017 estão sendo empregados R$ 12,7 milhões pelo Ministério da Integração Nacional, para continuidade da Operação Vertente, que fornece água potável à população através de carros-pipa.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Policiais devem retornar greve por falta acordo com governo do estado

Insatisfeitos com a falta de cumprimento dos itens do Termo de Compromisso pactuado em 10 de janeiro deste ano, a categoria militar estadual, através das Associações representativas, cobram providências ao Governo do RN. Em áudio direcionado à secretária de Segurança e Defesa Civil, Sheila de Freitas, e em transmissão ao vivo, na tarde desta quinta-feira (15), na página do Facebook da Associação dos Subtenentes e Sargentos PMs e BMs (ASSPMBMRN), o subtenente Eliabe Marques expõe a pressão que as entidades recebem da categoria e considera o retorno do movimento Segurança com Segurança.

“Estamos sofrendo uma pressão muito grande da categoria, e nós não vamos levar esse fardo nas costas. Essa insatisfação é geral e os policiais e bombeiros estão provocando as Associações por uma retomada do movimento Segurança com Segurança. Infelizmente, parece que não há alternativa”, relata o presidente da ASSPMBMRN no áudio. Ele acrescenta que tem peregrinado nas instâncias do Governo, mas não está obtendo respostas satisfatórias, nem ações concretas. “Reivindicamos principalmente as demandas vencidas e a estruturação da corporação para melhores condições de trabalho”.

Para o subtenente Eliabe a situação é de descaso. “Acordo feito é para ser cumprido”, reforça. Como destaque da falta de cumprimento, em curto prazo, está o plano de manutenção de viaturas, visto que, atualmente, não existe nenhuma ação de prevenção nem verba destinada para a manutenção dos carros. “O Governo também garantiu coletes, munições, equipamentos de salva vidas e até agora não deu sinalização da efetivação. A última licitação para fardamento, por exemplo, foi em 2015. Os policiais que hoje estão fardados tiraram o custo do próprio bolso”, ressalta.

Conjuntamente, o vale alimentação continua no valor de R$ 10. O Governo prometeu, no Acordo homologado judicialmente, elevar para R$ 20. “Ainda há um detalhe: hoje só tem vale alimentação para os policiais e bombeiros da capital. O pessoal do interior não é contemplado com o vale alimentação. Reivindicamos para todos”. Além disto, continuam rodando nas cidades viaturas em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro, comprometendo a segurança dos profissionais e da sociedade. “No Termo de Compromisso firmado, o Governo do Estado pactuou que todas estas irregularidades seriam sanadas”, nota o presidente.

“A categoria acreditou na palavra do Executivo e retornou ao trabalho em regime normal, mesmo diante das condições inadequadas de trabalho. Porém, até agora o Governo não cumpriu com a sua parte. Nós temos a clareza que dos 25 itens, alguns não podem ser resolvidos imediatamente, mas cobramos providências principalmente em relação aos que já venceram: o pagamento do décimo terceiro, o pagamento dos níveis remuneratórios do subsídio – que deveria ter acontecido na folha de janeiro -, bem como o pagamento dos retroativos de promoções que deveriam ter sido pagos também na folha de janeiro”, destaca.

Segundo Eliabe Marques, o interesse maior dos profissionais é continuar nas ruas defendendo a população como merece e tem direito. “Os policiais militares estão fazendo a parte deles, mesmo diante das condições adversas de trabalho. Tivemos recorde de apreensão de armas e drogas, recorde em prisões de pessoas, e um dos carnavais mais tranquilos dos últimos tempos. Tudo isto foi com muita abnegação. Uma demonstração clara de compromisso com a população. Portanto, precisamos de uma contrapartida do Governo, especialmente, cumprindo com o que foi acordado em janeiro”, reitera.

Portal no Ar

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Sethas-RN prepara equipes para visitas de casa em casa no programa Criança Feliz

Capacitação Criança Feliz (1)A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN) iniciou essa semana mais uma etapa de capacitação do programa Criança Feliz para os supervisores dos municípios que iniciaram recentemente o programa ou que estão para iniciar. O curso está sendo realizado na Escola de Governo e segue até a sexta-feira (16). Estão sendo capacitados os técnicos que supervisionarão as equipes que vão acompanhar, de casa em casa, as famílias em situação de risco social em 32 municípios potiguares como Touros, Montanhas, Nova Cruz e Caraúbas. No Rio Grande do Norte, o programa Criança Feliz já conta com a adesão de 135 prefeituras, das quais 120 já iniciaram as visitas domiciliares, atendendo cerca de 13 mil crianças e 1,9 mil gestantes.

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Prefeitura realiza combate à dengue e muriçocas com uso de carros fumacê

Carro fumacêA Prefeitura Municipal de Currais Novos em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde através da 4ª URSAP – Regional de Saúde iniciou nesta quinta-feira (15) o trabalho de combate e prevenção às muriçocas e ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, com apoio de três carros fumacê que irão realizar o trabalho em alguns bairros da cidade de acordo com o cronograma (abaixo). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é importante que a população ao perceber a aproximação do carro, abra as portas e janelas de suas residências para que o fumacê tenha maior eficiência. O uso dos carros fumacê reforça o trabalho já realizado pelos Agentes de Endemias do Município, que é de extrema importância para o combate aos mosquitos.

 

Cronograma do Fumacê nos bairros de Currais Novos

16/03:

Manhã: Alto de Santa Rita, Paizinho Maria, Silvio Bezerra e Santa Maria Goreti

Tarde: Paizinho Maria, Parque Dourado, Silvio Bezerra, Manoel Salustino e JK

17/03

Manhã: Parque Dourado, Radir Pereira, José Dantas, Manoel Salustino, Antônio Rafael e JK

Tarde: José Dantas, Dr. José Bezerra, Gilberto Pinheiro e Centro

18/03

Manhã: Dr. José Bezerra e Centro

por Caboré Locações Publicado em Notícias