Um grupo evangélico foi abordado por policiais militares durante uma encenação teatral a céu aberto no conjunto Cidade das Flores, em São Gonçalo do Amarante, Grande Natal. Os PMs confundiram a peça realizada pelos jovens religiosos com uma cena de crime. A situação foi filmada.
Nas imagens, os policiais aparecem chegando à rua em que estava acontecendo a peça de teatro e rendendo os participantes. Os atores empunhavam uma arma de brinquedo que fazia parte do contexto da encenação.
O caso aconteceu no sábado (26), segundo dia do evento “Teen Impacto”, que aconteceu entre a sexta (25) e o domingo (27).
A proposta é levar esquetes às ruas, representando cenas de violência urbana, como assassinatos, o envolvimento de adolescentes com o tráfico de drogas e a violência sexual no meio familiar.
A ideia é debater os temas junto à população da comunidade para evitar que essas pessoas sejam submetidas a situações semelhantes.
No entanto, a polícia foi acionada com a denúncia de que criminosos armados circulavam pelo bairro. Uma equipe foi mandada ao local e se deparou com os jovens, confundindo-os com bandidos. Foi aí que se deu a abordagem.
“Eu condeno a atitude? Condeno. Mas quem são os culpados? Talvez o sistema de segurança pública seja o maior culpado por tudo isso. Então você culpar três PMs que estavam de serviço, achando que aquilo é real, eu acho muito pesado. Houve erro, mas isso talvez tenha sido gerado pela questão da violência que vivemos”, pondera o pastor.
Teen Impacto
O pastor Alex dos Santos diz que o evento proposto pela Agir integra membros de diferentes igrejas evangélicas. “A ideia é mostrar essa realidade de violência a esses jovens, para que, com esse choque de realidade, eles não se aproximem desse tipo de situação”, acrescenta.
O evento é realizado há quatro anos e atualmente está presente em 13 cidades brasileiras. Nesta edição, em São Gonçalo do Amarante, 127 integraram o projeto como participantes da experiência e outras 239 pessoas atuaram no suporte ao evento.