PF deflagrou operação para apurar desvio de recursos do Covid-19

A Polícia Federal de Campinas deflagrou na manhã de hoje (9) uma operação para apurar desvio de recursos públicos destinados à compra de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para covid-19 em Hortolândia.

De acordo com a PF, as investigações se iniciaram em setembro, e buscam apurar irregularidades na utilização do dinheiro público recebido por verba federal em quatro contratos distintos, firmados entre os dias 18 e 23 de março.

Segundo o Ministério Público de Contas do Estado, é estimado um superfaturamento de R$ 724,6 mil com os contratos que beneficiavam empresas específicas. Durante as investigações, foi constatado que em pelo menos dois contratos a cotação de preços da Prefeitura de Hortolândia teria sido direcionada para empresas controladas por integrantes de uma mesma família, com preço contratado acima do valor de mercado.

Segundo a Polícia Federal, a apuração confirmou vínculos de amizades e parentesco entre os sócios das empresas fornecedoras dos equipamentos, sendo que uma das empresas atua no ramo de fabricação e compra e venda de imóveis- setor que não tem atuação no comércio de equipamentos de proteção hospitalar.

Ao todo são cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Hortolândia, Campinas, Indaiatuba, Santo André, São Paulo e Araras. Os mandados foram expedidos pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região.

A operação é denominada “Involuto”, nome que vem do latim e significa rosto coberto, fazendo alusão aos objetos dos contratos investigados (máscaras e óculos) e aos eventuais destinos ocultos dos recursos públicos.

Via Jair Sampaio

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Deixe seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s