O Blog do Jota Dantas fez um levantamento das ocorrências policiais, identificadas como Maria da Penha, ou seja, enquadradas na LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006, onde mulheres foram vítimas de ações criminosas, sendo realizou os flagrantes ou não, na área da 3ª CIPM, que tem Currais Novos como sede e contempla mais nove (09) municípios: Parelhas, Carnaúba dos Dantas, Acari, São Vicente, Santana do Seridó, Equador, Lagoa Nova, Cerro Corá e Bodó.
No mês de fevereiro foram registradas 05 situações, com base na Lei Maria da Penha, sendo localizadas em Acari, Equador, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos e Parelhas, respectivamente.
Já nos meses de março e abril, teve um ligeiro aumento, onde foram registradas 08 em março e 09 em abril.
Currais Novos é a maior cidade com cerca de 44.786 pessoas, segundo o censo de 2018, e teve um aumento significativo, saindo de 01 ocorrência em fevereiro para 05 em março e 05 em abril.
Cerro Corá segue em segundo lugar com 03 violências doméstica, levado em conta os meses de março e abril, já Parelhas que tem a segunda maior população registou 02 e Lagoa Nova com 01 no mesmo período.
Esse aumento nos meses de março e abril coincidem com o isolamento social, determinado pelos governos, como forma de enfrentar a pandemia do Covid 19. Matematicamente, Currais Novos saltou de um caso em fevereiro para cinco em março e cinco em abril, o que corresponde a um aumento de 400%.
Por outro lado, a Policia Militar de Currais Novos tem aumentado o seu patrulhamento, com a inserção de novas viaturas com o aumento do efetivo, inclusive na área rural, para dar maior celeridade a essas e outras ocorrências no município seridoense.
Todo mulher deve ligar para o 190 quando se sentir ameaçada e quando for vítima de qualquer violência, seja ela psicológica ou física.