Relatório mostra satisfação da população com transparência das informações do Estado

A governadora, professora Fátima Bezerra, destacou a transparência das informações e a qualidade do atendimento ao público como um dos principais pilares da gestão estadual. O apontamento foi feito durante o VII Fórum da Rede SIC RN, promovido pela Controladoria Geral do Estado (Control) nesta terça-feira (9).

Realizado de forma híbrida, o evento foi transmitido pelo canal da Control no Youtube e mostrou o bom desempenho alcançado por diversos Órgãos do Executivo Estadual na promoção e operacionalização da Lei de Acesso à Informação (LAI) durante o ano de 2020. Instituída pela Lei n.º 15.527/2001 a norma federal regulamenta o direito constitucional às informações públicas.

Durante o evento, o controlador geral do RN, Pedro Lopes, entregou à chefe do Executivo estadual o Relatório Anual de Desempenho e-SIC RN, contendo todos os pontos em que foram identificadas melhorias e elevação da satisfação do cidadão potiguar com os pedidos de informações ao Governo do Estado.

“Na condição de governadora, esse relatório tem um significado muito importante para mim. Ele traduz a essência, a alma desta gestão: o compromisso irrenunciável com o diálogo, com a participação popular e com a transparência”, afirmou Fátima.

Dentre as estatísticas apontadas pelo documento, quando comparado ao ano de 2019, tiveram melhor resultado: o aumento dos pedidos de informação que elevaram em 61,8%; e a satisfação do usuário que passou a 77,42% no mês setembro de 2020. Outro resultado apontado no relatório foi a cooperação firmada e fortalecida com órgãos do Governo (Sesap, SET, Seap, Assecom, GAC, Sead e Sethas) para atendimento das demandas de diversas Organizações Não Governamentais (ONGs).

Já os Órgãos que tiveram os melhores desempenhos na resolutividade, foram: AGN, DEI, Jucern, Assecom e Emater. Dentre os Órgãos que receberam a pesquisa de satisfação do cidadão, os melhores avaliados foram: Ipern, Control, Cehab, Datanorte, Itep, Caern, Emater, Idiarn, Igarn e Ipem.

“Desde o início da gestão, seguimos a orientação da governadora para atender ao cidadão potiguar em todos os seus requisitos. Então, estruturamos o setor de Transparência e o de Lei de Acesso à Informação no Estado”, explicou Pedro Lopes. Ele também disse que este é um trabalho que envolve mais de 40 Órgãos do Estado e mais de 100 servidores operadores, atentos diariamente a todas as demandas da sociedade.

O relatório também mostra que houve elevação no grau de satisfação do cidadão com os pedidos de informação ao Governo do Rio Grande do Norte para o tempo de resposta entregue ao cidadão (redução de sete dias); melhora quanto à resolutividade (aumento de 2,91%); implementação dos relatórios mensais de acompanhamento da gestão e-SIC RN.

Ainda durante o ato, o vice-governador, Antenor Roberto, parabenizou todos os servidores envolvidos na coleta dos dados e na elaboração do relatório. “O governo é pautado pela transparência. Esta é a  prática do Governo: o cumprimento da Lei. Queremos agora  alcançar patamares mais elevados”, frisou.

A governadora citou o período turbulento que encontrou ao assumir a gestão estadual e se deparar com o imenso desequilíbrio nas contas públicas do Rio Grande do Norte. “Não foi por pouca coisa que nós demos esse importante passo de reorganizar a Controladoria. Estamos agora colhendo os frutos deste trabalho que é mais transparência, mais participação da sociedade, mais eficiência”, acrescentou.  

Também participaram da solenidade, o procurador geral do Estado, Luiz Antônio Marinho; os secretários estaduais: Raimundo Alves (Gabinete Civil), Carlos Eduardo Xavier (SET), Virgínia Ferreira (Sead), Aldemir Freire (Seplan); o secretário-Adjunto de Estado da Administração (SEAD), George Câmara; o assessor jurídico do Gabinete Civil, Altair Rocha; a assessora especial do Governo do Estado, Luciana Daltro, e a técnica da equipe da Transparência da LAI, Patrícia Silva.

De forma virtual, participaram: o promotor de justiça e coordenador estadual do Marco, Rafael Galvão; a gestora da LAI, Lenira Fonseca; a presidente da Unidade de Controle Interno do Gabinete Civil (representando todas as unidades de Controle Interno do Poder Executivo), Márcia Guedes; o subchefe do gabinete da Reitoria da Uern, Jandeson Dantas e a professora do curso de ciências contábeis da UFRN, Daniele Rocha. 

por Caboré Locações Publicado em Notícias

Deixe seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s